Dentista dá dicas sobre cuidados com a higiene bucal durante a pandemia do novo coronavírus

Dra. Carol Falcão fala sobre a importância da higiene bucal e como proceder diante de um problema odontológico

Fonte: Redação/Assessoria

Vivemos em um momento onde devemos seguir alguns cuidados essenciais para o combate da COVID-19; evitar aglomerações, higienização das mãos, uso de máscaras, essas entre outras recomendações determinadas por órgãos oficiais da saúde com a intenção de evitar a proliferação do vírus. 

Nesse contexto, a Dra. Carol Falcão ressalta a importância de alguns cuidados durante a quarentena em relação à higiene bucal. “A higiene bucal deve ser intensificada, já que a boca é uma das principais portas de entrada do vírus, lembrando que a escovação deve ser feita ao acordar, após as refeições e antes de dormir, além do uso de fio dental ou antisséptico bucal. Antes de escovar os dentes ou fazer uso de fio dental é importante que as mãos estejam bem limpas. Todos esses cuidados valem também para crianças e pessoas que usam aparelhos ortodônticos”, afirma.

A Dra. Carol Falcão atende na Prime Odonto (Foto: Divulgação)

 Em seguida alerta para a importância da troca da escova. “É necessário que haja a troca da escova dental quando a pessoa estiver se recuperando de uma infecção para evitar o risco de recontaminação, isso serve para todas as infecções virais”, enfatiza. 

Consultas 

Diante da pandemia, os órgãos de saúde e vigilância sanitária recomendam a ida ao consultório em casos de urgência e emergência. “Os casos de urgência são aqueles que embora não haja risco eminente à vida, devem ser resolvidos prontamente, como: dor de dente, abscessos dentários e periodontais, fratura dental, cáries extensas, restaurações quebradas, entre outros. Já as emergências, são as situações em que há risco de morte, como: hemorragias e traumas faciais, por exemplo. No caso da ortodontia, inclui ajuste, troca ou remoção de arco ou dispositivo que esteja causando incômodo ao paciente”, explica Carol. 

É importante destacar que os consultórios odontológicos seguem rigorosamente protocolos de biossegurança que permitem atender pacientes das mais diversas patologias, afim de restringir riscos de infecção para o paciente e profissional de saúde bucal. 

Rotina no consultório 

As clínicas devem seguir as normas rigorosas de biossegurança para evitar a propagação do novo coronavírus. Questionada sobre os casos de urgência e emergência que estão sendo atendidos, a Dra. Carol Falcão deixa bem claro. “Seguimos todas as regras a risca para garantir a segurança do paciente e a nossa, a higienização frequente das mãos antes e depois de cada atendimento, desinfecção da superfície de cada paciente, esterilização dos instrumentos, uso de avental, touca e luvas descartáveis, bem como óculos de proteção, entre outros. Nada de beijos e abraços nesse momento, o novo cumprimento é um belo sorriso no rosto de cada paciente”, conclui. 

Vale ressaltar que o paciente tem o dever de informar ao seu dentista se nos últimos 14 dias apresentou sintomas, como: febre, coriza, tosse, dor de garganta e falta de ar. 

Dúvidas e Marcações de consultas 

A Dra. Carol Falcão atende na Prime Odonto, que fica localizada na Rua dos Ipês, 11 – Jardim Renascença. Atendimento agendado! 

Tel (98) 3227-8884

Cel (98) 9 8406-0513 

instagram: @dra.carolfalcao 

Fechar