O Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casa de Saúde de São Luís (Sindhosp) e o Hospital São Domingos pediram nesta quarta-feira (29), por meio de ofício encaminhado ao Governo do Estado, que seja decretado o bloqueio total na circulação de pessoas na Grande Ilha. Segundo o ofício, o setor hospitalar privado da capital não possui mais capacidade de atender aos casos de Covid-19.
No ofício, o Hospital São Domingos destacou que “está atuando no limite de ocupação dos leitos de internação e UTI destinados ao tratamento da COVID-19. Em razão disso, esse nosocômio sugere ao Governo do Estado do Maranhão a adoção de protocolos de emergência mais restritivos, como por exemplo o “lockdown” (bloqueio total de circulação de pessoas)”.
Já o Sindicato afirma que “os números atuais ultrapassam a capacidade de atendimento da rede de saúde privada que, em condições normais, sempre esteve à disposição da população com disponibilidade, eficiência e competência habituais” e diante dessa situação “nos encontramos na iminência de colapso de atendimento nas redes de saúde – tanto pública quanto privada –, havendo estabelecimentos de saúde hoje sem condições de atendimento, pelo que solicitamos que sejam urgentemente estudadas, planejadas e implementadas medidas preventivas mais enérgicas, com vistas a desafogar as condições de atendimento curativo da população atingida por essa grave enfermidade da Covid-19 em respeito à saúde e à vida humanas”.
Confira AQUI o ofício encaminhado pelo Hospital São Domingos
Confira AQUI o ofício encaminhado pelo Sindhosp