O Navio Mercante Alfred Oldendorff, atracado a contrabordo do Stellar Banner, que está encalhado na costa do Maranhão desde o dia 24 de fevereiro de 2020, realizou a retirada de 2850 toneladas de minério de ferro e transferiu, ontem (29), todo o material para o Batelão Jan Blanken, meio responsável por despejar a carga de forma segura.
O graneleiro siberiano chegou ao Maranhão no último domingo, 26, e trabalhou no auxílio dos serviços de reflutação e salvatagem do navio mercante encalhado.
O descarte ocorreu sob supervisão Navio-Patrulha Bocaina da Marinha do Brasil, cumprindo o Plano de Reflutuação e Salvatagem, aprovado pelo Comando do 4º Distrito Naval e fiscalizado pela Capitania dos Portos do Maranhão. Autoridades ambientais
do estado , Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e Secretaria de Estado do Meio ambiente e Recursos Naturais também acompanharam a operação.
A Marinha informou que “Os órgãos e empresas envolvidas permanecem em estreita coordenação com a autoridade marítima, no intuito de solucionar o ocorrido com brevidade possível, obedecendo normas e procedimentos de segurança, priorizando a mitigação dos riscos à poluição e a navegação”.