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Empréstimo pessoal: atributos para escolher entre as ofertas

Os marketplaces de crédito, e o futuro das operações, como open banking, pedem podem fazer com que o crédito seja ainda mais personalizado.

Fonte: Fernanda Araújo

Os produtos financeiros passam por processos de escolha similares a outros tipos de consumo, sendo assim, é importante compreender, exatamente, o que o consumidor busca. Os marketplaces de crédito, e o futuro das operações, como open banking, pedem podem fazer com que o crédito seja ainda mais personalizado.

Para ganhar relevância diante das diversas opções é preciso conhecer os atributos que levam o consumidor a tomar uma decisão por crédito. O quando o produto é financeiro, ter em mente os gatilhos para essa decisão é fundamental para se posicionar em relação a concorrência. O empréstimo pessoal é uma modalidade crédito comum em todo o mundo, porém cada realidade possui motivos distintos para escolher entre uma opção ou outra.

Desenvolvemos uma pesquisa que traz a visão do consumidor para optar por essa modalidade.

Motivo para as pessoas solicitarem empréstimo pessoal

A realidade brasileira no consumo de crédito tem mudado, porém ainda a maioria das pessoas que buscam por um empréstimo pessoal são para revolver situações inesperadas que exigem uma reposta financeira rápida. Na cultura do crédito no Brasil, enxergam esse “dinheiro” como uma renda extra para situações que ultrapassam o orçamento.

Diferente do momento de decisão para solicitar um cartão de crédito, ao buscar um empréstimo exige mais comprometimento e atenção para as ofertas. Essa decisão tende a ser mais pondera, os consumidores fazem mais consultas para saber qual a melhor alternativa para o seu momento e precisam saber em quanto tempo ele terá o valor disponível.

Atributos analisados ao buscar um empréstimo

Na escolha de qualquer tipo de produto, existe a avaliação dos atributos que os tornam favoráveis, ou não, e isso não seria diferente na decisão pelo empréstimo pessoal ideal. De acordo com a pesquisa, os atributos que pesam na avaliação do crédito são:

  • Custo: taxa de juros e taxa do CET (custo efetivo total);
  • Prazo de resposta para solicitação;
  • Valor de cada parcela;
  • Limite do valor do empréstimo.

Gatilho para decidir um empréstimo pessoal

Devido aos motivos que levam ao consumidor buscar por esse tipo de crédito, o principal gatilho que auxilia nessa decisão é o “pré-aprovado”. Essa palavra se torna quase mágica para que um consumidor escolha entre as ofertas, afinal, a tomada desse crédito, mesmo sendo mais ponderada, ainda é feita em situações inesperadas que necessitam do valor na conta rápido.

Ponto de busca

O consumidor ainda tem como primeira opção solicitar o crédito no banco em que tem conta corrente, pois já existe um relacionamento como um papel de consultoria. No entanto, tem crescido a tendência de fazer mais pesquisas e comparar as ofertas de empréstimo. Neste momento, que os marketplaces de crédito ganham relevância para o consumidor, pois facilita essa análise e é pensando neste comportamento que trabalhamos o eCred.

Jornada típica da busca de crédito online

A tomada de crédito está cada dia mais digital e os consumidores estão cada vez mais ambientados com esse novo formato.
Se o futuro do crédito é online, é preciso entender o caminho pelo qual o consumidor percorre para tomar essa decisão.

Com base nessa jornada, é possível levar em consideração que os marketplaces estão ganhando espaço por facilitar a comparação entre a concorrência. Além dos consumidores estarem cada vez mais abertos a conhecer novas empresas de crédito, focam na segurança das informações para tomar essa decisão e estão mais ativos para buscar a reputação das empresas no mercado.

A jornada típica tem se mostrado bem similar em diversos perfis de consumidores em função da digitalização das operações. As pessoas já entendem o quanto o relacionamento delas com o mercado de crédito pode impactar nas taxas, valores disponíveis e formas de pagamento.

Como a jornada é nova, inicialmente, se sentem órfãs do gerente consultor que lhe davam as opções e explicavam as melhores alternativas para cada caso, porém elas se sentem empoderadas por terem várias opções e terem o poder de escolha em suas mãos. A falta de cultura financeira pode atrapalhar uma escolha racional e calculada, mas de outra forma, o fato de se ter diversas alternativas permite poder escolher a melhor oferta através das comparações.

O relacionamento com players tradicionais está abalado por novas formas de aquisição e assim o consumidor precisa de apoio para encontrar o que precisa e poder se tornar um cliente recorrente. Caso contrário, as diversas opções podem o levar a trocar de fornecedor facilmente.

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