Itaú Cultural lança edital de emergência para escritores e poetas visuais

Inscrições começam segunda-feira (11); cada um dos selecionados vai receber R$ 2,5 mil

Fonte: O Globo

O Itaú Cultural anunciou, nesta quinta-feira (7), um edital para incentivar a produção de escritores e poetas visuais durante a quarentena. As inscrições começam na próxima segunda (11) e se estendem até quarta (13) no site da instituição.

A iniciativa é a quinta de uma série de editais de emergência criados pelo Itaú Cultural para ajudar artistas durante a pandemia de coronavírus. Já saíram chamadas para artes cênicas, música, artes visuais e poesia surda.

O edital é dividido em duas categorias: “Escrita – prosa ou poesia” e “Poesia Falada – vídeo”. Em “Escrita”, podem ser inscritos poemas e minicontos de até 800 carcateres (com espaço). Já ‘Poesia Falada” é reservada a vídeopoemas de até 30 segundos. O Itaú Cultural informa que “este edital propõe a autores de prosa e poesia um exercício literário de fabulação sobre o futuro da humanidade e de cada indivíduo no pós-pandemia”. A instituição avisa que “não serão aceitos textos sobre a vida durante a quarentena”.

– Convidamos poetas, escritores e escritoras a criar ficções e poesias sobre como imaginam o futuro depois deste período crítico. Há um amplo universo para desvendar em volta disso, que deve estar afligindo o imaginário de escritores e leitores – afirma Claudiney Ferreira, gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura do Itaú Cultural. – Ao fim da pandemia, como serão a vida, os encontros e desencontros, o trabalho, a política, o andar pelas ruas, o amor?

Serão selecionados até 150 trabalhos na categoria “Escrita” e até 50 em “Poesia Falada”. Como remuneração pelos direitos autorais, cada um dos selecionados receberá R$ 2,5 mil. Os contemplados serão avisados por e-mail até 9 de junho.

Fechar