Ações de disciplinamento e orientação em feiras são intensificadas na capital

As fiscalizações de feiras e mercados têm mobilizado mais de 300 pessoas em toda a cidade

Fonte: Agência São Luís

A Prefeitura de São Luís continua realizando a fiscalização nas feiras e mercados da capital. A ação tem como objetivo orientar e regularizar o funcionamento destes espaços durante o período de vigência do lockdown, até o dia 14 de maio. Entre as feiras já visitadas pelas equipes das Secretarias Municipais da Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa); de Segurança com Cidadania (Semusc) e Urbanismo e Habitação (Semurh), via Blitz Urbana, fizeram a vistoria das feiras dos bairros da Cidade Operaria, Coroadinho, Cohab e Jardim América e Praia Grande e feira do Renascença.

De acordo com o titular da Semapa, Emerson Macedo, as fiscalizações de feiras e mercados têm mobilizado mais de 300 pessoas em toda a cidade. “Diariamente, as equipes são deslocadas às feiras e mercados e fazem o trabalho de orientação aos feirantes, demarcação das bancas para que os consumidores mantenham uma distância mínima segura, além do trabalho de conscientização de todos sobre a importância desses cuidados para evitar a contaminação com a Covid-19”, explicou.

O mercado da Praia Grande foi um dos espaços fiscalizados. Durante a ação, a equipe da Semapa fez a demarcação das barracas e também restaurou pias para que os funcionários do mercado e também os consumidores, pudessem higienizar as mãos.

“Recebemos as orientações do deslocamento das equipes e nas atividades nas feiras e mercados damos suporte para que funcione. Além de realizarmos as ações pertinentes às equipes da Semusc que é proteger as pessoas, a vida e o patrimônio público”, assegurou o secretário de Segurança com Cidadania, Heryco Coqueiro.

Após a determinação do lockdown, o movimento nas feiras sofreu uma baixa. Segundo o superintende da Blitz Urbana, Arnoldo Bastos, independentemente da alteração na movimentação, a fiscalização não pode parar. “Fazemos um trabalho conjunto. A equipe se dirige aos locais onde funcionam as feiras e orienta os feirantes e consumidores a manter o distanciamento mínimo e o uso de máscaras. Também disciplina as atividades não essenciais que estão em funcionamento no entorno das feiras”, comentou.

As feiras livres que acontecem diariamente em alguns bairros e regiões da cidade, também foi fiscalizada.No bairro Renascença, as equipes se deslocaram até a área onde a funciona a feira, para organizar o fluxo de pessoas no local. Estas ações são planejadas e organizadas diariamente. A Prefeitura também realiza ações de desinfecção das feiras, para garantir um espaço limpo e esterilizado para os feirantes e consumidores.

Fechar