Governo do Estado financia projetos de pesquisa para o enfrentamento da Covid-19 por meio de edital da FAPEMA

Inscrições estão abertas até o dia 22 de maio na site da Fundação no endereço www.fapema.br

Fonte: Redação/Assessoria

Interessados em obter financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) para pesquisas voltas ao enfrentamento da Covid-19 têm até o dia 22 de maio para se inscrever. As inscrições para a Chamada Pública de Emergência lançada pelo Governo do Estado estão abertas no site da FAPEMA – www.fapema.br.

Por meio do edital estão sendo investidos recursos no valor de R$ 600 mil. A chamada pública é mais uma medida do governo Flávio Dino no enfrentamento da doença, A expectativa, a curto prazo, é o impulsionamento, no estado, das atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de grande impacto, que contribuam com o esforço estadual na implementação de medidas de saúde pública em consonância com o disposto no “Plano Estadual de Contingência do Novo Coronavírus 2019-nCoV” da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES/MA).

Podem concorrer ao edital os projetos de pesquisa com prazo de execução até 12 (doze) meses, contados a partir da data de emissão do termo de outorga e que estejam alinhados com os eixos temáticos propostos: prevenção, controle e manejo; diagnóstico; vacina e tratamento; epidemiologia e carga global da doença e atenção básica à saúde.

Para o presidente da Fapema, André Santos, o recurso do Governo do Estado veio num momento extremamente importante para incentivar os pesquisadores do Maranhão. “O governador Flávio Dino, através da SECTI, aprovou que a FAPEMA pudesse fazer uma chamada de projetos que possam ajudar no combate a COVID-19. Este é um importante momento para os pesquisadores do estado que podem contribuir, mais ainda, neste novo cenário em que estamos vivendo”, pontuou.

Por meio do edital serão apoiados estudos de prevenção, controle e manejo clínico no controle à propagação da COVID-19 e outras síndromes respiratórias agudas graves, através da criação de soluções digitais e uso de inteligência artificial e tecnologias digitais e da promoção de inovação no desenvolvimento de testes diagnósticos sensíveis, específicos, rápidos e de custo competitivo para a doença, visando a melhoria de ações da saúde pública.

Também são apoiados o aprimoramento e desenvolvimento de aparelhos médicos e hospitalares para tratamento de pacientes com COVID-9; estudos para desenvolvimento de vacinas e produtos antivirais terapêuticos seguros e eficazes para o tratamento do novo coronavírus; impulsionamento de estudos epidemiológicos e de acompanhamento da evolução da COVID19 ao longo do tempo e a avaliação da carga da doença no Maranhão. É apoiada, anda, a promoção da avaliação da efetividade da atenção básica à saúde no Estado do Maranhão nos três níveis de complexidade (atenção primária, média e de alta complexidade) frente à epidemia.

Fechar