Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Vitamina C e imunidade no tratamento da Covid-19

A vitamina C, além de combater o estresse oxidativo causado pelo vírus que culmina no severo quadro inflamatório das fases mais avançadas da doença

Foto: Reprodução

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o papel da vitamina C no tratamento do Covid-19. Muitas informações apontam sobre seus benefícios ou não.

Mais um vez eu digo, não existem evidências que essa vitamina possa combater o coronavírus diretamente, pois ela não tem ação antirretroviral, nem antibiótica ou algo parecido. Mas se ela pode apoiar o corpo nesse combate? Isso sem sobra de dúvidas!

A vitamina C é mais conhecida por suas propriedades antioxidantes, sendo capaz de eliminar espécies reativas de oxigênio prejudiciais, protegendo assim as células e os tecidos do corpo de danos e disfunções oxidativas. No entanto, a vitamina também possui inúmeras outras funções importantes no corpo, muitas das quais são conhecidas por modular e participar ativamente de uma função imunológica saudável. Durante a infecção, os níveis de vitamina C podem ficar esgotados e a necessidade de uma pessoa por vitamina C aumenta com a gravidade da infecção.

Em vários casos, isso pode exigir administração de suplementos nutricionais para atingir níveis suficientemente altos no corpo para compensar o aumento da rotatividade da vitamina, uma vez que ela é muito sensível e se perde nos alimentos com facilidade no aumento da temperatura, contato com metais e situações de manipulação habituais.

A vitamina C, além de combater o estresse oxidativo causado pelo vírus que culmina no severo quadro inflamatório das fases mais avançadas da doença, atua na maturação de células imunológicas capazes de reduzir a carga viral na células. Por tanto temos uma aliada simples, segura e eficaz.

* Renara Leite é nutricionista clínica, especialista em Fitoterapia, pós graduada em Adequação Nutricional e Manutenção da Homeostase, mestranda em Nutrição e Dietética e pós graduanda em saúde quântica

Carregando