Uma equipe da Unidade Operacional da Polícia Rodoviária Federal em São Luís, que se encontrava de serviço em virtude da Operação Tamoio, procedeu buscas em um Fiat Siena, cor prata. O veículo havia sido abandonado no turno anterior da mesma equipe, no km 93 da BR-135, município de Itapecuru Mirim, e foi levado por um guincho para o posto de Pedrinhas.
Durante buscas no interior do veículo, os policiais encontraram R$ 57.000,00 mil em espécie, junto com três volumes de uma substância análoga à cocaína em pó, que pesou aproximadamente 3,3 kg, tudo localizado no painel do veículo, no compartimento do airbag do carona.
A Abordagem
No último dia 26 de maio, no km 94 da BR 135, por volta das 16h45min, uma equipe PRF se delocacava no sentido crescente, quando observou o veículo Fiat/Siena realizando ultrapassagem em faixa contínua amarela, direção contrária ao deslocamento da viatura. Após ordem de parada, o condutor empreendeu fuga em alta velocidade. A equipe fez manobra de retorno e passou a realizar acompanhamento tático.
Logo à frente, no Km 93, decrescente, os policiais avistaram o referido veículo abandonado no acostamento, mas o condutor fugiu levando a chave.
Moradores locais presenciaram o fato e afirmaram que o indivíduo adentrou na mata. Os policiais seguiram as pistas, mas não conseguiram localizar o suspeito.
Diante da situação, a equipe conseguiu um guincho e encaminhou o Fiat/Siena para a Unidade Operacional de Pedrinhas para uma revista minuciosa, que não foi feita no mesmo dia em razão de o veículo ter chegado tarde na UOP. O interior do automóvel apresentava mau cheiro devido a uma carne estragada que estava sendo transportada no momento da abordagem.
No sábado, após limpeza e desinfecção do veículo, os policiais fizeram a fiscalização minuciosa e descobriram o dinheiro e a droga.
O veículo envolvido na ocorrência encontra-se à disposição da Polícia Federal na UOP de Pedrinhas, enquanto o dinheiro e a droga foram encaminhados à Polícia Federal na Cohama, em São Luís.