Maternidade do Maranhão está com baixo estoque de leite materno

Bebês prematuros ou de baixo peso precisam do leite materno para se recuperarem mais rápido e crescerem mais fortes e saudáveis

Fonte: Agência do Rádio Mais

O Banco de Leite Humano da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, localizado em São Luís, está precisando de mais doações de leite materno para continuar ajudando a salvar a vida de bebês prematuros e/ou de baixo peso internados em Unidades Neonatais. Para se ter uma ideia, nos primeiros quatro meses deste ano, a unidade recebeu um total de 310 litros de leite materno, mas essa quantidade é insuficiente. Atualmente, esse Banco de Leite Humano trabalha com uma média de dois a três litros por dia, quando o ideal seria de, pelo menos, seis litros de leite materno.

Tal quantidade é insuficiente para ajudar todos os recém-nascidos prematuros e/ou de baixo peso que estão em Unidades Neonatais dessa maternidade.

Bebês prematuros ou de baixo peso (menos de 2,5 kg) precisam do leite materno para se recuperarem mais rápido e crescerem mais fortes e saudáveis.

O Banco de Leite Humano da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão fica localizado em São Luís, na Avenida Jerônimo de Albuquerque. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das sete da manhã às sete da noite. A coleta é feita todos os dias na residência das doadoras e caso ela não tenha o pote para guardar a doação, a equipe da maternidade fornece.

Antes de começar a doar, a unidade pede que a mulher entre em contato por telefone para realizar um cadastro. Caso a lactante queira deixar o leite materno na própria maternidade, também é possível, mas é preciso entregá-lo congelado. Para isso, é aconselhado que a entrega seja feita em uma caixinha térmica. Os contatos dessa unidade são: 98844-8591, 99213-6886 e 99613-7869.

Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença. Para mais informações, ligue 136 ou acesse o site saude.gov.br/doacaodeleite.

Fechar