Como aproveitar a quarentena para se tornar um Youtuber de sucesso

O período da quarentena é ideal para fazer coisas novas, inclusive abrir um canal no YouTube. Veja dicas de como se tornar um Youtuber de sucesso.

Fonte: Redação/Assessoria

Uma das dicas mais frequentes para passar com mais tranquilidade pelo isolamento social é aprender coisas novas. Mas já pensou aprender sobre algo que pode até virar uma profissão? A sugestão é aproveitar a quarentena para se tornar um Youtuber de sucesso, compartilhando com outras pessoas suas opiniões, ideias e rotina. Saiba como em 5 passos práticos!

  1. Escolha um assunto que você goste de falar

Um dos principais fatores para que os espectadores se identifiquem com seu canal é o tema. Observe os grandes Youtubers da atualidade: todos eles apresentam o conteúdo de um segmento, seja vida em família, exercícios físicos, beleza, maquiagem, entre outros. Quem assiste aos vídeos geralmente acompanha um Youtuber pela afinidade com temática do canal.

Mas é importante que você opte por algo que goste de falar, não um tema que esteja na moda no momento. Quanto mais afinidade você tiver com um conteúdo, mais fácil vai ser para elaborar roteiros para os seus vídeos. Outra dica é não abrir demais o “leque” de assunto, já que o próprio YouTube adverte que canais de nicho engajam mais o público do que aqueles com temas gerais.

  1. Dedique algum tempo para aprender a editar um vídeo

Ao começar sua experiência no YouTube, é provável que você não tenha um equipamento profissional – e isso não é problema! A maioria dos criadores de conteúdo começaram com a câmera do celular. O que faz diferença mesmo é a forma como você faz a edição de um vídeo, algo que dá dinâmica e deixa o conteúdo mais atrativo.

Entre os aplicativos para editar vídeos para Youtube no pc que são mais indicados, é possível citar o Wondershare Filmora9, que apesar de contar com recursos profissionais, a usabilidade é pensada para quem está começando. Além de ser totalmente em português, apresenta configurações já programadas e um banco de animações para dar mais vida ao seu vídeo.

Outra vantagem do Filmora9 são os presets para exportar o vídeo. Depois de editar um vídeo, você seleciona o formato YouTube para o projeto e ele salva no tamanho e na qualidade certa para a plataforma. Vale dedicar algum tempo para editar diferentes tipos de vídeo até se habituar com as ferramentas. Saber o que você pode fazer na edição ajuda a elaborar o roteiro.

  1. Planeje o roteiro de cada vídeo

E falando em roteiro, essa etapa é fundamental para ter um guia do que você vai falar para a câmera. Antes de começar a gravar, é interessante definir um roteiro, que não necessariamente precisa ter uma sequência de falas. Para muitos Youtubers, tópicos dos temas a serem abordados já é suficiente para gerar conteúdo.

Você também pode criar o hábito de andar com um bloco de papel ou utilizar as notas do smartphone para anotar todas as ideias que surgirem. Tudo que acontece pode se transformar em vídeo, você só precisa ter o olhar atento para “pescar” esses momentos.

  1. Crie um cronograma e tenha regularidade

Existem alguns critérios que fazem com que o YouTube recomende seu canal para as pessoas e, um deles é a regularidade. Trata-se da manutenção da quantidade de vídeos que você coloca na plataforma, seja 2 vezes por semana, 1 vez a cada 15 dias ou 1 vez por mês.

O período da quarentena é ideal para se tornar um Youtuber de sucesso principalmente porque vai ser mais “fácil” manter essa regularidade, especialmente se você tiver mais tempo livre no momento. Definida a quantidade de vídeos que você pretende publicar em determinado período, faça o possível para cumprir.

  1. Tenha paciência

Mesmo seguindo todas as dicas, usando um bom aplicativo para editar vídeos para Youtube no pc e mantendo uma boa frequência de publicações, é possível que seus primeiros resultados não sejam tão animadores. Mas calma: ter paciência é fundamental! Os grandes nomes do YouTube não tiveram êxito logo no primeiro vídeo. Todos investiram um bom tempo na plataforma até alcançar o reconhecimento.

Enquanto você constrói o sucesso do seu próprio canal, pode utilizar os conhecimentos adquiridos em outras áreas profissionais. Aprender a editar um vídeo gera várias possibilidades, como o trabalho profissional de edição, uma ótima forma de complementar a renda na quarentena. Motivos não faltam para que você comece uma experiência no Youtube!

Fechar