No dia 21 de abril, o Boi Oriente completou 30 anos de existência e intensas atividades culturais. No entanto, sem grandes comemorações devido à pandemia que assola o país. Uma celebração contida, baseada no amor, fé e devoção à cultura popular maranhense.
Originário da Baixada Maranhense, o Boi Oriente surgiu no município de São João Batista, onde o Sr. Benedito Santos se dedicou por mais de 60 anos na brincadeira de bumba-meu-boi, motivando desta forma a sua filha, Dona Juliana, a desenvolver sua expressiva dedicação e devoção pela cultura popular.
Presidente do Boi Oriente, D. Maria Juliana conduziu a entidade cultural a aproveitar como poucos as oportunidades que surgiram, como: viajar para Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, para mostrar o brilho e o encanto da manifestação genuinamente maranhense. Além do bumba-meu-boi, a associação também mantém o Tambor de Crioula Oriente, como mais uma forma de propagar a cultura pelo Maranhão e Brasil afora.
Entre os momentos de destaque do Boi Oriente, está a participação no Programa Esquenta, da Regina Cazé na Rede Globo, no ano de 2009.
DISCOGRAFIA
Nesse período de 30 anos, o Boi Oriente lançou no mercado cultural 11 CDs e 3 DVDs que fazem parte da sua biografia, além de enaltecer a cultura e o estado do Maranhão pelas suas qualidades, por onde quer que passe.
BATIZADO
Apesar do momento difícil que o país atravessa com a pandemia, o Boi Oriente mantém viva suas tradições, tanto que no próximo dia 13 de junho, como todos os anos, acontece o Batizado do Boi. E este ano, como não poderia ser diferente, mas sem as mesmas comemorações das vezes anteriores.
Considerado um ato religioso, o batizado do Boi Oriente está garantido na agenda da associação, que acontecerá observando todas as medidas de segurança sanitária, somente com os padrinhos da manifestação cultural. O evento será transmitido por Live para que todos os brincantes e simpatizante possam assistir e se emocionar, afirmou Maria Juliana, a presidente.