Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Secid e Fapema lançam edital para fomentar pesquisa no Centro Histórico de São Luís

O chamamento público faz parte do programa Nosso Centro

Lançado edital para fomentar o Centro Histórico (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de levantar e sistematizar a produção intelectual disponível sobre o Centro Histórico de São Luís, o Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), em parceria com a Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), lançam edital para fins de pesquisa na região central da cidade.

O chamamento público faz parte do programa Nosso Centro, no âmbito da linha de ação “Mais Qualificação” e do programa de “Políticas Públicas”, e é voltado para pesquisadores em todas as áreas de conhecimento.

“O governador Flávio Dino criou o programa Nosso Centro para valorizar e revitalizar ainda mais o Centro Histórico de São Luís”, assinalou o secretário Raimundo Reis. “E a Fapema passa a ser uma das mais importantes parceiras do programa, ao viabilizar, com celeridade, a democratização dessa produção acadêmica para que toda a sociedade possa conhecer a nossa história e o futuro do Centro Histórico e de nossa cidade”, concluiu.

“Com esse edital, vamos incentivar e apoiar a realização de pesquisas sobre o Centro Histórico de São Luís. Os trabalhos dessa fase irão abranger pesquisas sobre nos âmbitos habitacional, tecnológico, cultural, turístico, lazer, comercial, gastronômico e institucional”, pontuou o presidente da Fapema, Andre Santos.

A parceria da Secretaria das Cidades com a Fapema é uma estratégia de cooperação para apoiar pesquisas científicas sobre essa área da capital, com a finalidade de preservar seu valor histórico e cultural e propor estratégias para o desenvolvimento e a efetivação de políticas públicas, com foco nos polos habitacional, tecnológico, cultural, turístico e de lazer, comercial e gastronômico e institucional.

O edital está aberto até o dia 17 de julho, no site da Fapema em www.fapema.br.

O objetivo da chamada pública é a constituição de um banco de trabalhos acadêmicos sobre o Centro Histórico, um repositório. Podem se inscrever pesquisadores com produção intelectual concluída sobre o Centro Histórico da cidade de São Luís, em todas as áreas de conhecimento.

É considerada intelectual toda a produção científica, técnica, tecnológica, didático-educacional, artístico-cultural e técnico-administrativa produzida por pesquisadores em qualquer modalidade de fomento, em nível de iniciação científica, graduação e pós-graduação, tais como: artigos científicos, livros, capítulos de livros, publicações em anais de eventos, teses, dissertações, relatórios técnicos ou outro tipo de comunicação científica.

A produção será disponibilizada na plataforma Buriti, no site da Fapema, para acesso aberto a toda a sociedade.

Plataforma Buriti

Buriti é uma plataforma digital (www.fapema/br/buriti) que disponibiliza o acesso aberto às pesquisas fomentadas pela Fapema de forma rápida e eficiente. Trata-se de uma forma de consolidar o acesso público a toda produção científica que a instituição financia como teses, dissertações e artigos, de forma gratuita.

É importante ressaltar que os autores que tiverem suas obras intelectuais depositadas na Plataforma Buriti, por intermédio do presente edital, serão considerados pesquisadores de notória experiência e referência regional, no objeto de pesquisa do programa Nosso Centro. Essa referência de elevado mérito científico e literário favorece o pesquisador a concorrer a futuros editais, cuja pesquisa tenha como foco o Centro Histórico de São Luís/MA.

Carregando