CTA salva vida de indígena em trabalho de parto no Maranhão

O resgate foi realizado na Aldeia Juriti, reserva entre os municípios de Bom Jardim e São João do Caru

Fonte: Redação/Assessoria

Uma indígena maranhense que sofreu complicações durante o trabalho de parto foi salva pelo Centro Tático Aéreo (CTA). O resgate foi realizado na Aldeia Juriti, situada na terra indígena do Caru – reserva entre os municípios de Bom Jardim e São João do Caru. A operação foi articulada pela Força-Tarefa de Proteção à Vida Indígena (FT- Vida).

A FT- Vida atendeu pedido para o transporte emergencial da parturiente, já que a Aldeia Juriti fica em uma região isolada e sem condições de acesso a ambulâncias. O CTA foi imediatamente acionado e deslocou um helicóptero com uma equipe de resgate para transportar a indígena até o hospital mais próximo, no município de São João do Caru.

“Da aldeia, que é isolada, até São João do Carú, o acesso é feito apenas por meio de quadriciclo, em uma travessia que demora cerca de quatro horas e nós sabemos que é impossível transportar qualquer parturiente em um quadriciclo”, detalha o major Lago, um dos oficiais do CTA que participaram do resgate.

Apesar do susto, tanto a mãe quanto o seu bebê saíram ilesos do incidente. A criança nasceu duas horas após o resgate e a indígena precisou passar por um procedimento cirúrgico depois do parto, mas está fora de perigo.

Fechar