Exército abre 98 vagas para curso de formação e graduação de oficiais

São oferecidas vagas para a opção de carreira ATIVA, destinadas aos candidatos que desejam seguir a carreira militar, e para a opção RESERVA

Fonte: Da redação

O Exército abriu 98 vagas para o curso de formação e graduação de oficiais, destinado à formação de Engenheiros Militares (QEM) da Ativa, e o Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva de Segunda Classe (CFG/Reserva) do QEM, destinado à formação de Engenheiros Militares da Reserva. Ambos graduam engenheiros dentre as especialidades oferecidas, definidas anualmente pelo Estado Maior do Exército (EME). As inscrições podem ser feitas de 2 de julho a 18 de agosto, clicando AQUI

São oferecidas vagas para a opção de carreira ATIVA, destinadas aos candidatos que desejam seguir a carreira militar, e para a opção RESERVA, destinadas aos candidatos que não desejam seguir carreira no Exército após o término do curso. O curso será no Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro, onde o candidato terá direito a alimentação, assistência médica e odontológica, alojamento (para os que necessitarem) e ajuda de custo mensal de R$ 1.334,00.

As especialidades de engenharia oferecidas são: Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.

Entre os requisitos estão o de ser brasileiro(a) nato(a), ter concluído ou estar cursando a última série do Ensino Médio e idade compreendida entre:

ATIVA:
Ter no mínimo 16 (dezesseis) anos de idade, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula no CFG do IME; e ter no máximo, 22 (vinte e dois) anos de idade, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula no CFG do IME.

RESERVA:
Ter no mínimo 16 (dezesseis) anos de idade, completados no período de 1o de janeiro a 31 de dezembro do ano do concurso (ano anterior ao da matrícula no CFG do IME); e ter no máximo, 21 (vinte e um) anos de idade, completados no período de 1o de janeiro a 31 de dezembro do ano do concurso (ano anterior ao da matrícula no CFG do IME).

Os alunos da Ativa recebem durante os primeiros quatro anos do curso os seguintes benefícios: fardamento, alimentação, assistência médica, dentária, psicológica, alojamento e soldo.

No quinto ano, são promovidos a 1º tenentes e passam a receber o soldo desse posto. Os alunos da Reserva recebem os benefícios acima mencionados apenas durante o primeiro ano da graduação, ano em que realizarão o Curso de Formação de Oficiais da Reserva. A partir do segundo ano, esses alunos perdem o direito ao alojamento e a todos os outros benefícios.

Fechar