Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Conselho de secretários de Educação orienta medidas sanitárias e avaliação de alunos no retorno às aulas

O documento foi elaborado a partir da experiência de outros países que já retornaram às atividades escolares

Escola de ensino médio na Alemanha com distanciamento social (Foto: Tobias Schwarz/AFP / AFP)

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) publicou nessa terça-feira, 16, um documento com diretrizes para protocolo de retorno às aulas presenciais. Entre as orientações, estão aspectos pedagógicos (como definição de revisão curricular e avaliação diagnóstica) e sanitárias.

Entre as medidas de prevenção à doença, estão distanciamento social com a diminuição de alunos por sala, cancelamento de atividades em grupo e sinalização de rotas dentro das escolas para que os alunos mantenham distância entre si. Também é previsto controle de temperatura de estudantes a servidores, disponibilidade de máscaras individuais e estações de higiene.

O planejamento pedagógico ainda prevê revisão dos conteúdos previstos para 2020 com compensação do que faltar em 2021. O documento, produzido sem a participação do Ministério da Educação (MEC), serve para a criação de protocolos de retorno às aulas presenciais. Ele foi produzido pela Frente Protocolo de Retomada, que reúne técnicos das secretarias estaduais de Educação, sob a coordenação dos secretários Laura Souza (AL) e Cláudio Furtado (PB).

“A discussão no conselho não foi sobre quando voltar, mas como voltar”, afirmou a secretária de Educação do Mato Grosso do Sul e presidente do Consed, Cecilia Motta”.

Segundo Motta, o documento foi elaborado a partir da experiência de outros países que já retornaram às aulas e tomou por base, ainda, propostas de protocolos criadas por estados que já se adiantaram nesse quesito. ele ainda teve apoio técnico do Sebrae Nacional.

Os secretários ainda não tem previsão de datas para o retorno, mas estão trabalhando com suas equipes nas estratégias sanitárias, financeiras e pedagógicas que serão colocadas em práticas a partir do momento em que as datas forem definidas.

Carregando