Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Ibope realiza terceira etapa de pesquisa sobre a Covid-19 em Imperatriz

Testes serão aplicados nos dias 21, 22 e 23 de junho com 250 pessoas

Para o exame, os pesquisadores coletam uma gota de sangue da ponta do dedo do participante, que será analisado pelo aparelho de teste em aproximadamente 15 minutos (Foto: Islene Lima)

Estudo EPICOVID19-BR, da Universidade Federal de Pelotas e Ibope, em parceria com o Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, Semus, já tem data prevista para a realização de mais uma etapa. A terceira fase dos testes rápidos será aplicada em Imperatriz e mais 132 cidades de todos os estados do país nos dias 21, 22 e 23 de junho com cerca de 250 moradores.

Com objetivo de estudar a evolução e a velocidade de casos da doença no Brasil, cerca de 2, 6 mil pesquisadores do Ibope, vão às ruas para visitar residências e posteriormente mostrar cada fase do estudo comparando com o testes feitos anteriormente, para verificar a variação, andamento ou desaceleramento da pandemia no Brasil e em cada estado.

Na última pesquisa realizada em Imperatriz, 250 pessoas foram entrevistadas e 45 testaram positivo para o coronavírus, tendo uma proporção de 16,5 % com anticorpos da doença. Já em São Luís, a pesquisa foi aplicada em 232 pessoas, destes 13 pessoas foram testadas com o coronavírus.

O enfermeiro e coordenador da equipe em Imperatriz, Leonardo Marinho, explica que apenas um morador de cada domicílio será testado, e só caso este morador seja diagnosticado com o coronavírus, os demais residentes receberão os testes. Os pesquisadores irão disponibilizar informativos sobre a doença, além de repassar o contato para acompanhamento médico em caso de confirmação da doença.

Vale ressaltar que testes rápidos e medicação por prescrição médica estão sendo realizados em quatro Unidades Básicas de Saúde de Imperatriz. Os ambulatórios exclusivos para combate ao novo coronavírus em Imperatriz estão localizados nas UBS Maria Aragão, Milton Lopes, Vila Lobão e Cafeteira, com horário de atendimento das 8h às 20h.

Carregando