Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão retoma cirurgias

O Hospital está operando inicialmente com 40% da capacidade

Fonte: Da redação

Com a diminuição da taxa de ocupação de leitos exclusivos para coronavírus na Grande Ilha, o Governo do Maranhão está iniciando o processo de retomada gradual dos serviços especializados oferecidos pelas unidades de referência do estado. Uma delas é o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO) que, durante o período mais crítico da pandemia na Ilha de São Luís, teve seus leitos destinados para atender aos casos da Covid-19.

O diretor-geral do HTO, Odair Tostes, explica que durante quase dois meses o hospital deixou de atender prioritariamente os casos de ortopedia, muito embora os ortopedistas da unidade tenham atendido os casos mais urgentes, principalmente de trauma, no Hospital do Câncer.

O HTO que é referência em atendimento de casos de média e alta complexidade em todo o Maranhão, está operando inicialmente com 40% da capacidade.

O Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO) foi entregue à população no dia 10 de outubro de 2017 e já realizou 8.782 procedimentos cirúrgicos. Durante o período da pandemia em que as cirurgias estavam sendo realizadas no Hospital do Câncer, foram realizados 210 procedimentos. A média mensal de procedimentos realizados pela unidade é de 350 procedimentos, atendendo pacientes de todo o Maranhão.

O hospital, que recebe pacientes encaminhados por outras unidades de saúde do estado, tem 44 leitos, sendo dez deles de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de três centros cirúrgicos, posto de enfermagem, sala de repouso, salas de curativo e alas especializadas no tratamento pediátrico e de idosos.

O HTO conta com médicos especialistas em ortopedia e traumas. Os serviços de cirurgias de ombro e cotovelo, joelho, quadril, coluna, mão, pé e tornozelo, trauma e ortopediatria estão disponíveis à população, que ainda pode contar com atendimento ambulatorial com marcação de consultas, análises clínicas, exames de imagem (radiologia, tomografia) e eletrocardiografia.

Fechar