Saiba como funciona uma impressora tanque de tinta

Muitas pessoas se perguntam qual a diferença entre o funcionamento de uma impressora com tanque de tinta e outros equipamentos

Fonte: Da redação

A impressora tanque de tinta é uma entre os diversos modelos de impressoras disponíveis no mercado. Se você está pensando em comprar um equipamento para imprimir documentos, trabalhos e fotos de maneira prática e com qualidade, precisa conhecer um pouco sobre esse tipo!

Muitas pessoas se perguntam qual a diferença entre o funcionamento de uma impressora com tanque de tinta e outros equipamentos. O principal ponto é que esse modelo não utiliza cartuchos de tinta, mas garrafas com tinta líquida.

Esse aparelho de impressão conta com um compartimento lateral, onde a tinta é colocada. Assim, quando a tinta acaba, a pessoa consegue encher o tanque com facilidade.

Para entender como funciona essa impressora que trabalha com tanque de tinta, separamos as etapas:

  1. a pessoa solicita a impressão: esse processo pode ser feito através do smartphone, caso for uma impressora wifi tanque de tinta. Mas também pode ser feita pela conexão USB;
  2. as tintas que estão armazenadas nos tanques passam pelos tubos;
  3. as gotas de tinta são misturadas e disparadas contra o papel;
  4. forma-se a imagem ou texto de forma nítida.

Por funcionar dessa maneira e contar com elevada tecnologia, esse tipo de impressora tem várias vantagens. Lembrando que há diversas marcas reconhecidas no mercado e cada uma possui diversos modelos, portanto as características específicas variam.

Principais vantagens

Assim como uma impressora jato de tinta ou a laser tem as suas vantagens, a tanque de tinta também possui diversos pontos positivos. Vamos destacar os principais:

Imprime mais

Como usam refil de tinta ao invés de cartuchos de tinta epson ou outro tipo de cartucho, possuem maior capacidade de impressão. Assim, as tintas rendem bastante e há baixo custo de impressão. Porém, é necessário consultar as especificações de cada modelo para ter informações mais precisas referentes à capacidade, velocidade de impressão, entre outros.

Recarga fácil

Como já foi mencionado, a recarga de tinta é um processo fácil. Geralmente, essas impressoras contam com um tanque em que é possível visualizar bem o nível de tinta. Portanto, você percebe se está acabando ou não.

Alta qualidade

E claro, a alta qualidade é a característica que não pode faltar nas impressoras! Permitem imprimir textos nítidos e imagens coloridas!

Uma observação importante: do mesmo modo que você deve usar um cartucho de tinta HP original se a sua impressora a laser for da HP, você deve usar sempre o refil indicado para a sua máquina. Isso garante o melhor funcionamento e o resultado.

Para quem é indicado?

Se você leu o funcionamento e as vantagens, mas não sabe se essa máquina é a mais indicada para você, vamos ajudar! Por ter todas essas características e um preço um pouco mais elevado do que aquelas que usam cartucho de tinta para impressora, precisa ter um ótimo custo-benefício para você.

A impressora tanque de tinta é recomendada para pessoas que imprimem com certa frequência, como pequenas e médias empresas. Mas também pode ser usado em ambientes domésticos, caso você precise imprimir sempre.

Fechar