Após retomar atividades cirúrgicas, HTO promove ação preventiva contra quedas

O objetivo é de sinalizar sobre a importância de identificarem alguns possíveis eventos adversos, como quedas, lesões por pressão, entre outros

Da redação: Vinicius Bogea

O Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO) retomou ao ritmo de 40% a realização de cirurgias. Graças a diminuição dos casos de coronavirus na Ilha de São Luís, os leitos já podem ser ocupados novamente a pacientes com traumas ortopédicos.

O enfermeiro sanitarista Roque Costa durante as orientações (Foto: Divulgação)

Com a normalidade das atividades das cirurgias ortopédicas eletivas estabelecidas no HTO, o Núcleo de Segurança do Paciente e a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar iniciaram, nesta semana, orientações aos acompanhantes. A ação é intitulada “Práticas Seguras e Prevenção de Quedas”, que tem o objetivo de sinalizar sobre a importância de identificarem alguns possíveis eventos adversos, como quedas, lesões por pressão, entre outros.

As práticas de orientações tiveram como facilitadores das atividades a Enf. Ma Jhessica Gomes e o enfermeiro sanitarista Roque Costa.

A enfermeira Jhessica Gomes foi uma das facilitadoras da ação (Foto: Divulgação)

O hospital, que recebe pacientes encaminhados por outras unidades de saúde do estado, tem 44 leitos, sendo dez deles de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de três centros cirúrgicos, posto de enfermagem, sala de repouso, salas de curativo e alas especializadas no tratamento pediátrico e de idosos.

O HTO conta com médicos especialistas em ortopedia e traumas. Os serviços de cirurgias de ombro e cotovelo, joelho, quadril, coluna, mão, pé e tornozelo, trauma e ortopediatria estão disponíveis à população, que ainda pode contar com atendimento ambulatorial com marcação de consultas, análises clínicas, exames de imagem (radiologia, tomografia) e eletrocardiografia.

Fechar