Casa de Apoio Ninar retoma atendimento ambulatorial

A unidade tem feito agendamento prévio do retorno e consulta de famílias que já fazem acompanhamento

Fonte: Da redação com Secap

A Casa de Apoio Ninar, localizada em São Luís retomou os atendimentos ambulatoriais. O espaço é referência em atendimento a crianças com problemas de neurodesenvolvimento.

A unidade tem feito agendamento prévio do retorno e consulta de famílias que já fazem acompanhamento na Casa Ninar. A equipe da Casa de Apoio adotou duas formas de atendimento. Metade da demanda é recebida presencialmente a outra metade é feita de por teleorientação. São consultas com neuropediatra, psicólogo, pediatra, nutricionista, assistente social, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta motor.

De acordo com a diretora-administrativa, Ana Caroline Arnaud, as oficinas de culinária, música e arteterapia continuam sendo feitas somente por teleorientação. “Estamos recebendo as famílias que já são acompanhadas pelo circuito da Casa. Além da hora marcada, estamos cumprindo regras de higienização, limpeza e o distanciamento social. Todos são orientados a vir de máscara e é permitido apenas um acompanhante para cada criança atendida”, disse Ana Caroline.

A triagem dos atendimentos é feita no espaço da quadra, com a equipe de recepção, enfermeiros e assistentes sociais. Três consultórios estão funcionando para o atendimento médico e equipe multiprofissional. Serão atendidas diariamente até oito famílias Ana Caroline ressalta ainda que o circuito ainda não está aberto para as famílias de outras cidades que geralmente ficam hospedadas na Casa.

“A gente tem dado continuidade aos atendimentos à distância e usado a tecnologia a favor para os laços com as famílias atendidas e criar oportunidade de aconselhamento à distância ajudando mães, pais e responsáveis nos cuidados com as crianças nesse período de isolamento social”, finalizou a diretora-administrativa da Casa de Apoio Ninar.

Atualmente, o serviço de apoio a crianças com problemas de neurodesenvolvimento do estado atende 446 famílias em formato de circuito e 1.023 em sistema de ambulatório. A Casa recebe famílias de 97 municípios maranhenses. A média mensal de suporte médico e multiprofissional na Casa de Apoio é de 4.290 atendimentos.

Entre os serviços oferecidos pelo local está o acolhimento de crianças portadoras da paralisia cerebral com microcefalia por infecção congênita, incluindo Zyka Vírus, rubéola e toxoplasmose, Síndrome de Down, hidrocefalia, paralisia cerebral por anoxia e epidermólise bolhosa. A Casa de Apoio Ninar é administrada pelo Instituto Acqua e os agendamentos do serviço ambulatorial estão sendo realizados pelo telefone (98) 99138-8902.

Fechar