Para que serve robots.txt?

A otimização de sites é um processo composto por diversos pontos, entre eles o robots.txt

Fonte: Da redação

Estar no topo das buscas orgânicas é o objetivo do Seo. Com maior visibilidade, as empresas têm mais chances de conseguir um elevado número de novos clientes e, consequentemente, mais conversão. A otimização de sites é um processo composto por diversos pontos, entre eles o robots.txt. Você sabe o que é e para que serve?

Se a sua empresa já conta com uma consultoria de seo ou trabalha com marketing digital, você já deve saber que os buscadores trabalham com “robôs” que rastreiam a internet. O sistema procura páginas referentes ao tema pesquisado pelo usuário e mostra os mais relevantes na página de buscas.

Diferente dos links patrocinados, é o próprio buscador que determina as posições dos sites na página de busca orgânica. O Google e outros sites trabalham com a indexação das páginas.

O que é robots.txt?

Como foi mencionado, os buscadores realizam o rastreamento e indexação de páginas. Por isso, o robots.txt é um arquivo de texto que indica para o robô quais páginas devem ser lidas e indexadas e quais devem ser ignoradas. Esse arquivo é salvo na raiz do site.

Também pode ser chamado de protocolo ou padrão de exclusão de robôs. Resumidamente e criando uma definição mais didática, é como se fosse um guia que orienta os robôs para o que é importante (o que deve ser rastreado) e o que não é tão importante (não precisa ser rastreado).

Para que serve?

O marketing digital de performance é composto por diversas estratégias. Assim, o robots.txt consegue controlar o acesso a páginas da web, fazendo com que o buscador seja impedido de rastrear páginas que tenham acesso restrito ou que não sejam relevantes para a estratégia.

Separamos algumas funções exercidas:

Controlar o acesso a páginas e arquivos de imagem

O robots.txt é capaz de impedir o acesso a determinadas páginas e arquivos de imagem. No caso das imagens, você consegue fazer com que as fotos não sejam exibidos nas páginas de busca. Algumas empresas optam por essa função para que o usuário tenha que entrar no seu site para visualizar.

No entanto, tanto as imagens, como as páginas, podem ter os seus links compartilhados.

Ajudar a encontrar o sitemap

O sitemap, como o próprio nome sugere, é o mapa do site. Portanto, é a organização do seu site, sendo importante para o robô e para o seo. O robots.txt pode ser configurado para que o sistema encontre e leia rapidamente as páginas do seu site que estão organizadas no mapa.

Isso contribui para que o robô indexe as páginas corretas, gerando um ótimo resultado para o seo para e-commerce, blog e sites em geral.

Auxiliar no trabalho dos robôs

Como já foi explicado no tópico anterior, o robots.txt é um grande amigo do robô. Existem muitas páginas na web, portanto o sistema não tem tempo de analisar página por página. Assim, os robôs podem acabar indexando páginas irrelevantes para o seu negócio.

Como criar arquivo Robots.txt?

Por se tratar de um arquivo de texto, é criado em um bloco de notas no computador e precisa ser salvo como “robots.txt”. Por ter regras de permissão e proibição, ter comandos específicos e funcionar de forma parecida com o HTML, é recomendado contar os desenvolvedores de uma agência de marketing digital.

Fechar