Taxa de contágio de Covid-19 mantém queda no Maranhão

O ritmo de contágio no Maranhão está na classificação “melhorando”

Fonte: Da redação com Secap

O ritmo de contágio do coronavírus continua caindo tanto em São Luís quanto no Maranhão. Em ambos os casos, a taxa está abaixo de 1, o que é requisito obrigatório para conseguir a redução de novos casos. As informações são do Governo do Maranhão.

Quando a taxa é superior a 1, cada contaminado transmite a doença para mais de uma pessoa, logo o vírus ainda avança. Quando é abaixo de um, a tendência é que os novos casos comecem a cair. Afinal, uma pessoa passa a contaminar cada vez menos outras pessoas.

Na prática, isso significa que algumas pessoas passam a não mais contaminar outras. Por isso, a quantidade de casos novos tende a se reduzir.

De acordo com a plataforma Farol Covid, que analisa a situação em todos os Estados, o ritmo de contágio no Maranhão está na classificação “melhorando”. Na quinta-feira (25), o valor médio da taxa de contágio estava em 0,78. Uma semana antes, estava em 0,89. Duas semanas atrás, em 0,95.

Capital

Em São Luís, a taxa de contágio está em 0,66, abaixo da média estadual. Há uma semana, era de 0,83. Há duas semanas, de 0,87. Segundo o Farol Covid, a tendência é de estabilidade na capital.

Tanto em São Luís quanto na média de todo o Maranhão, a capacidade hospitalar é considerada boa.

Isso quer dizer que os leitos não estarão todos ocupados por pelo menos dois meses, “indicando que o poder público terá tempo para organizar uma resposta caso o número de casos venha a crescer de modo inesperado”.

Fechar