Painel aponta que o Maranhão está há 17 dias com baixo ritmo de contágio

Quanto menor o número, menos o vírus se dissemina

Fonte: Redação/Assessoria
Medidas de higiene ajudam a reduzir contágio. (Foto: Divulgação)

O Maranhão chegou à marca de 17 dias consecutivos com ritmo de contágio do coronavírus abaixo de 1. Quanto menor o número, menos o vírus se dissemina. A informação é da plataforma Farol Covid.

Quando a taxa é superior a 1, cada contaminado transmite a doença para mais de uma pessoa, logo o vírus ainda avança. Quando é abaixo de um, a tendência é que os novos casos comecem a cair. Afinal, uma pessoa passa a contaminar cada vez menos outras pessoas.

De acordo com a plataforma, o Maranhão tem tido ritmo de contágio abaixo de 0,9 há mais de duas semanas.

Com isso, os casos ativos vêm caindo, e os recuperados vêm subindo. De acordo com o mais recente boletim da Secretaria de Estado da Saúde, são 17.310 casos ativos e 61.093 recuperados.

Ou seja, existem três vezes mais pessoas recuperadas do que doentes no Maranhão. Há três semanas, havia mais casos ativos do que recuperados. Desde então, a situação se inverteu.

Fiscalização das medidas sanitárias. (Foto: Divulgação)

Ocupação de leitos

Mesmo com parte dos leitos exclusivos para Covid-19 na Ilha de São Luís ter sido destinada a outras doenças devido à baixa ocupação, ainda há margem de oferta.

Na capital, a ocupação é de 78,9% de leitos de UTI e 27,6% de leitos clínicos. Em Imperatriz, é de 85% de leitos de UTI e 80% de leitos clínicos. Nas demais regiões, de 58% de leitos de UTI e de 48,7% de leitos clínicos.

Fechar