O Procon notificou na terça (30) e quarta-feira (1º) dez postos de combustíveis da Grande São Luís. A ação verifica se os preços praticados pelos estabelecimentos estão em conformidade com o reajuste anunciado pela Petrobras.
Nesta quarta-feira, foi anunciado o sétimo aumento consecutivo nas refinarias, com reajuste de 3% para gasolina e 6% para o diesel. Apesar dos constantes aumentos autorizados pelo Governo Federal, os preços têm se mantido abaixo da média nacional na capital.
“No mês de maio, após o quinto aumento anunciado pela Petrobras, notificamos postos em todo o estado. Neste mês o órgão está dando continuidade ao acompanhamento, para evitar abusividades contra o consumidor”, explicou a presidente do Procon, Adaltina Queiroga.
Os postos deverão justificar os preços praticados em até 10 (dez) dias, a contar da data de recebimento da notificação.
Média da gasolina
De acordo com o balanço realizado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), no período de 21 a 27 de junho, São Luís se destaca como a segunda capital com a gasolina mais barata do Nordeste e a primeira entre as capitais vizinhas.
• Média da gasolina entre as capitais: R$ 4,04.
• Média em São Luís: R$ 3,80
O consumidor, ao observar um aumento excessivo ou outro tipo de irregularidade, deve formalizar a reclamação pelo app PROCON MA, disponível para Android e IOS, ou no site www.procon.ma.gov.br.