Prefeita de São João do Sóter se reelegeria se as eleições fossem hoje, mostra pesquisa

A disputa eleitoral pela Prefeitura de São João Sóter foi retratada em pesquisa de intenção de votos feita pelo Instituto JPesquisa

Fonte: Redação

A disputa eleitoral pela Prefeitura de São João Sóter foi retratada em pesquisa de intenção de votos feita pelo Instituto JPesquisa. Segundo o levantamento, que tem registro na Justiça Eleitoral com o número MA 08592/2020, a atual prefeita Josa Silva (Republicanos) se reelegeria se as eleições fossem hoje.

Prefeita Josa Silva seria reeleita se a eleição fosse hoje (Foto: Divulgação)

No cenário espontâneo (quando não é apresentado ao eleitor nomes de candidatos), Josa Silva aparece com 44% das intenções dos voto. Em segundo lugar vem Wellington Moura, com 17%, seguido da ex-prefeita Luíza Rocha, que obteve 8%. Disseram não saber ou não responderam 31% dos entrevistados.

Outros três cenários foram apresentados aos moradores ouvidos na pesquisa. Estes todos estimulados (quando são apresentados nomes de candidatos aos eleitores). No primeiro cenário estimulado, Josa Silva obteve 51% da opinião dos entrevistados. Ela é seguida por Wellington Moura (PDT), que aparece com 29% e por Luíza Rocha, 15%. ‘Nenhum dos candidatos’ aparece com 2% e ‘não sabe’ ou ‘não respondeu’, 3%.

No segundo cenário estimulado, somente dois dos três nomes apresentados no primeiro cenário foram colocados como opção para os eleitores. Neste caso, Josa Silva aparece com 55% contra 31% de Luíza Rocha. Disseram que não votariam em nenhum dos nomes 9% dos entrevistados. Outros 5% não responderam ou não sabem.

No cenário seguinte, os nomes colocados foram de Josa Silva e Wellington Moura. A primeira obteve 57% da opinião dos entrevistados contra 36% do adversário. Nenhum dos candidatos foi a opção de 3% dos ouvidos e disseram não saber ou não responderam somaram 4%.

REJEIÇÃO

O Instituto JPesquisa também perguntou aos eleitores sobre a rejeição dos pré-candidatos à Prefeitura de São João do Sóter. Disseram não votar em Wellington Moura 40% dos entrevistados. Outros 24% afirmaram não votar em Josa Silva e 15%, em Luíza Rocha. A opção nenhum dos nomes obteve 12% e não sabe ou não respondeu, 9%.

A pesquisa avaliou, ainda, a atual gestão municipal de São João do Sóter. Pelos dados, 14% disseram considerar ótima a administração de Josa Silva. Outros 28% consideram boa e 32%, regular. Consideram ruim 8% dos entrevistados; e péssima, 15%. Não respondeu ou não sabe somou 3%.

Já sobre a aprovação da administração municipal, 60% disseram aprovar a gestão de Josa Silva e 37% afirmaram desaprovar. Não sabe ou não respondeu somaram 3%. A JPesquisa ouviu 300 pessoas, nos dias 14 e 15 de junho. O intervalo de confiança é de 90% e a margem de erro é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos.

Fechar