Projeto transformará casarões do Centro Histórico de São Luís em espaços habitacionais

A Secid iniciará nesta terça-feira (7) as visitações aos imóveis, com as organizações sociais que apresentarem interesse

Fonte: Redação/Assessoria

Tornar o Centro Histórico uma referência em renovação e desenvolvimento sustentável, preservando seu valor histórico e cultural. Esse é o objetivo do edital do projeto Habitar no Centro, que visa adaptar imóveis da administração pública em uso habitacional. A iniciativa é um dos eixos do Programa Nosso Centro, promovido pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid).

A Secid iniciará nesta terça-feira (7) as visitações aos imóveis, com as organizações sociais que apresentarem interesse em participar do concurso.

“Onde antes tínhamos casarões desocupados, agora teremos espaços para uso habitacional, estimulando a circulação de pessoas, integrando negócios para gerar emprego, renda e movimentação econômica da região do Centro de São Luís”, afirmou o secretário da Secid, Raimundo Reis.

O edital está aberto para Organizações da Sociedade Civil (OSC) que estejam interessadas em celebrar acordo de cooperação para gestão condominial dos imóveis que serão disponibilizados para habitação. Para participar das visitas, os membros das OSCs devem preencher um formulário disponível no site da Secid (www. secid.ma.gov.br).

A secretária adjunta de Assuntos Metropolitanos da Secid, Arlene Vieira, informou que, na página da secretaria, as pessoas têm acesso desde os editais até as plantas dos casarões que estão disponíveis no certame.

“A visitação será apenas para o edital Habitar no Centro, as organizações sociais que apresentarem interesse em participar do concurso só precisam acessar o site e participar dessa iniciativa do governo estadual que vai incrementar a ocupação do espaço”, esclareceu.

As visitas estão programadas para os dias 7, 14 e 21 deste mês, sempre no horário das 14h. O prazo para marcar a participação nas visitas segue até o dia 19.

Polo habitacional

O edital Habitar no Centro vai selecionar Organizações da Sociedade Civil para fazerem a gestão de 48 unidades de habitação (apartamentos) em cinco prédios no Centro Histórico de São Luís, que estão localizados na Rua das Hortas, nº 270; Rua dos Craveiros, nº 122; Rua de Santaninha, nº 418; Rua da Palma, nº 247; e Avenida Magalhães de Almeida, nº 167.

Fechar