Sampaio e MAC retomam atividades nesta segunda-feira

Clubes prometem voltar cumprindo todos os protocolos e regras sanitárias.

Fonte: Redação

Sampaio Corrêa e Maranhão Atlético serão os primeiros times da capital a retomar as atividades, a partir desta segunda-feira (06), conforme autorização do Governo do Estado. A princípio, os treinos estavam liberados apenas para a capital, mas como há uma “estabilidade” da pandemia do coronavírus no Estado, segundo o governo, foi liberado treinos e jogos também no interior. Os jogos oficiais retornarão no mês de agosto.

TRICOLOR COM NOVIDADES

Sampaio e MAC prometem voltar cumprindo todos os protocolos e regras sanitárias. O Tricolor de São Pantaleão já vem tomando as medidas necessárias, de acordo com as recomendações dos órgãos de saúde, para receber atletas, comissão técnica e demais funcionários com segurança.

Sampaio volta aos treinos nesta segunda-feira (Foto: Lucas Almeida)

As áreas internas do clube já passam por higienização, processo que será feito constantemente para garantir as condições sanitárias adequadas de trabalho a todos.

Em viagem ao sudeste do país, onde alinha as últimas contratações juntamente com o técnico Léo Condé, para reforçar o Tricolor maranhense, o presidente Sergio Frota já confirmou os nomes do volante Léo Costa e do zagueiro Flávio Boaventura. Cerca de 10 novos joghadores devem ser anunciados.

Frota comentou sobre as ações visando a volta aos treinamentos: “É importante seguir todos os protocolos, porque, neste momento, precisamos trabalhar com cautela e responsabilidade. Retornar aos treinos não significa relaxar com as medidas de prevenção, mas, sim, tentar voltar à normalidade de acordo com os limites que o momento atual ainda exige”, destacou o mandatário tricolor que já acertou com vários jogadores que reforçarão a equipe no restante do Campeonato Maranhense e Brasileiro da Série B.

Dentre os protocolos sanitários adotados pela diretoria do Sampaio, fica determidado o seguinte: Testes da Covid-19. A coleta será no sistema Drive-Thru (não é necessário descer do veículo). Após a testagem, o atleta irá retirar o material esportivo e o kit de prevenção. Os jogadores serão divididos em dois grupos, respeitando as fases de reinício de atividades coletivas.

Após o treinamento, os atletas irão diretamente para suas residências. Diariamente serão medidas a temperatura de todos os jogadores e funcionários através de dois termômetros infravermelhos, além de de álcool em gel. Será obrigatório apresentar-se utilizando máscara de proteção. Fica recomendado no máximo a presença de três atletas por veículo.

O último treino da equipe boliviana foi realizado no dia 20 de março. Desde então, a diretoria anunciou férias coletivas e aproveitou para “enxugar” o elenco, com a rescisão de contrato de vários jogadores, conforme entendimentos com o técnico Léo Conde.

Permanecem o Goleiro: João Gabriel; Lateral: João Victor (E); Zagueiros: Lucão, Paulo Sérgio e Marcão; Volantes: Henrique; Meia: Eloir; Atacantes: Matheus Lima, Gustavo Ramos, Luan Santos, Roney e Thiago Santos.

Tiveram seus contratos rescindidos os goleiros Andrey e Victor Lube, os laterais Eveton Silva e Kellyton, o zagueiro Thiago Duchatsch, os volantes Everton Dias, Ramon, Ricardo Capanema e Abuda, os meias Neto e Joãozinho e os atacantes Matheus Steinmetz e Chaveirinho.

MAC

O Maranhão Atlético Clube também programou para esta segunda-feira (06) o seu retorno aos treinamentos cumprindo todas as regras sanitárias de prevenção. Dos times do Estadual, MAC e Juventude Samas foram os que mais movimentaram o mercado durante a semana.

MAC toma cuidados sanitários para retorno das atividades (Foto: Reprodução)

O Bode anunciou a contratação do lateral esquerdo Guilherme (ex-Moto em 2018) estava no nacional-AM, do lateral direito Michel, que estava no Bragantino-PA, do zagueiro Wanderson, revelado pelo Moto, com passagem pelo Sampaio e que estava no Juventude Samas. E retornam o volante Amorim e o goleiro Diego Cerqueira.

O Juventude Samas, de São Mateus, que também disputará o Brasileiro (Série D), contratou o meia Neto (ex-Sampaio), o zagueiro Betão (ex-Moto), o volante Alemão e devem anunciar o meia maranhense Márcio Diogo (ex-Moto), que iniciou o certame pelo Pinheiro A.C e o volante Victor Salvador (exMoto).

Por enquanto, apenas o Imperatriz não definiu ainda quando volta a treinar. O Moto Club confirmou que volta a trabalhar no dia 13 de agosto.

O Campeonato Maranhense, suspenso desde março, quando faltava uma rodada para concluir a primeira fase (classificatória), teve o seu retorno antecipado do dia 05 para o dia 1º de agosto. O governador Flávio Dino confirmou o apoio financeiro de 1,1 milhão de reais através da lei de incentivo.

PROTOCOLO DE RETORNO

A Federação Maranhense de Futebol já divulgou o protocolo de treinos e jogos do Campeonato Maranhense com as medidas sanitárias que terão que ser rigorosamente cumpridas por clubes, dirigentes, atletas, funcionários, árbitros, maqueiros, gandulas, delegados do jogo, supervisores, policiais, profisionais da saúde e profissionais da imprensa. Todos devem apresentar atestados e/ou a testagem (RT-PCR SARS-CoV-2), além de responderem a um questionário epidemiológico, e usando obrigatoriamente máscaras.

Em caso de apresentação de sintomas, novos testes deverão ser realizados. Haverá fiscalização do PROCON, Vigilância Sanitária, do Corpo de Bombeiros e dos sistema policial parao cumprimento do protocolo sanitário acertado entre a Sedel (Secretaria de Desportos e Lazer) e a Federação Maranhense de Futebol.

Fechar