Fiscais da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), no Maranhão, apreenderam três veículos fazendo transporte interestadual clandestino de passageiros. As apreensões foram feitas nos municípios maranhenses de Timon, Caxias e Presidente Dutra.
Os 148 passageiros que estavam nestes veículos foram transbordados para empresas regulares, com as despesas de passagens pagas pelas empresas flagradas irregularmente.
A operação teve apoio da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária Federal, órgãos de Vigilâncias Sanitárias municipais e Secretarias de Trânsito municipais.
A principal irregularidade encontrada foi a falta de higiene interna, que contraria a Resolução nº 5.893/2020 da ANTT, que determina medidas a serem adotadas pelas empresas interestaduais de transporte para evitar o contágio do novo coronavírus.
Além do perigo de contaminação pela Covid-19, os passageiros correm sérios riscos de acidentes por pneus carecas e falta, ou péssimo estado, de equipamento de segurança.
A Agência reforça o alerta sobre os riscos de embarcar em transporte clandestino e ainda do perigo maior neste momento, de contágio pelo Covid-19, pois esses veículos não cumprem os protocolos sanitários adotados pelas empresas regulares.
A fiscalização da ANTT segue mobilizada e intensificando o trabalho na região.