Bares e restaurantes são fiscalizados na Praia da Guia em São Luís

Bares e restaurantes da Praia da Guia foram vistoriados neste domingo (12)

Fonte: Redação/Assessoria
Governo fiscaliza estabelecimentos e aglomeração de pessoas na Praia da Guia. (Foto: Ruy Barros)

Bares e restaurantes da Praia da Guia, em São Luís, foram vistoriados, neste domingo (12), por equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Vigilância Sanitária Estadual, Polícia Militar, agentes do Procon e Corpo de Bombeiros. A ação de combate e prevenção à Covid-19 visa garantir o cumprimento dos decretos que regulamentam a retomada das atividades.

As fiscalizações têm o objetivo de verificar o cumprimento da Portaria nº 42, de autoria da Casa Civil do Maranhão, que estabelece regras para conter a disseminação da doença mesmo com a retomada das atividades.

Segundo a portaria, durante a retomada dos serviços, bares, restaurantes e estabelecimentos similares devem dispensar guardanapos de papel devidamente protegidos ou embalados, assim como os de tecido que devem ser levados ao cliente após ele ter ocupado a mesa. Os espaços deverão ser higienizados sempre que outras pessoas precisarem usar, assim como será exigida a troca das toalhas sem a opção de reaproveitamento.

Durante a fiscalização, os agentes sanitários observaram os cardápios, se estavam adequados, produzidos em materiais de fácil limpeza, ou se disponibilizado de modo virtual para o rápido e fácil acesso do cliente. Se as mesas e cadeiras estavam respeitando a medida de dois metros de distanciamento, a disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos, bem como pias para lavagem das mãos na entrada dos estabelecimentos. Outro aspecto verificado foi a ventilação dos estabelecimentos, que devem estar com janelas e portas abertas.

As equipes fiscalizaram ainda se havia aglomeração na orla da Praia da Guia, porém o acesso estava restrito e não havia público.

Governo fiscaliza estabelecimentos e aglomeração de pessoas na Praia da Guia. (Foto: Ruy Barros)

Interdições

Neste domingo, dois estabelecimentos foram interditados pelo descumprimento da portaria n° 42, sendo uma conveniência de posto de combustível na Cohab e um restaurante na Praia da Guia. Os dois foram autuados e interditados.

Fechar