Esquema de rinha de galos é desarticulado em Grajaú

No local foram resgatados e apreendidos 80 galos, muitos deles apresentando sinais de multilação.

Fonte: Redação

Uma operação conjunta das forças de segurança do Maranhão resultou na prisão de 70 pessoas que participavam de rinha de galos no município de Grajaú. A ação contou com apoio da Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal.

Após denúncias de que acontecia um torneio de rinha de galos na Chácara São Jorge, Povoado São Raimundo, os agentes de segurança diligenciaram ao local e constataram a veracidade dos fatos. Foram presos organizadores, criadores de animais, apostadores e espectadores, muitos, inclusive, vindos de outros municípios e estados.

No local foram resgatados e apreendidos 80 galos, muitos deles apresentando sinais de multilação, além de diversos materiais como esporas, biqueiras de aço, jaulas e bolsas de transporte, seringas, serras, gaiolas, ringues e 15 veículos, além de outros objetos.

Todos os conduzidos e o material apreendido foram apresentados na Delegacia de Grajaú/MA, onde foi procedida a lavratura do procedimento policial cabível, sendo os envolvidos autuados por Crimes Ambientais. Os galos apreendidos foram entregues aos cuidados da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Grajaú/MA.

Além de responderem pelos crimes previstos na legislação ambiental, em virtude da pandemia provocada pela Covid-19, os conduzidos também foram autuados pelo crime do artigo 268 do Código Penal, uma vez que descumpriram determinação do Poder Público destinada a impedir propagação de doença contagiosa, dada a aglomeração de pessoas no local.

Fechar