Os lançamentos de filmes e séries para assistir online

As estreias desta semana não são apenas passatempo e vão de ficção científica a documentário

Fonte: Laísa Trojaike

As estreias desta semana de filmes e séries para assistir online não são apenas passatempo e vão de ficção científica a documentário, passando por dramas que são verdadeiros socos no estômago, ação trash, animações que não são exatamente para crianças e uma aguardada estreia que não pôde ser lançada nos cinemas por causa da pandemia da Covid-19.

10. Breathe: Pelas Sombras

Consumimos demais Hollywood, o que não é necessariamente um problema em si, mas é sempre bom lembrar que este não é o único grande polo de cinema no mundo. Bollywood, também conhecida como a Hollywood de Bombaim, é maior, ou melhor, é a maior indústria cinematográfica do mundo. Há não muito tempo grandes produções indianas têm ganhado espaço em plataformas como Netflix e Amazon Prime Video, mas nenhuma série havia chamado tanto a atenção quanto Breathe: Pelas Sombras.

De drama e mistério, Breathe: Pelas Sombras tem uma proposta intrigante. O Dr. Avinash Sabharwal se vê diante de um dilema moral quando sua filha de 6 anos é sequestrada e o preço do resgate não é exigido em dinheiro: para libertar a criança, ele precisa matar uma pessoa. Outros personagens de caráter suspeito se juntam a essa trama conforme Sabharwal tenta resgatar sua filha e, para melhorar (ou piorar), o fato de ele ser psiquiatra o coloca em uma situação ainda mais complexa, já que o sequestrador passa a fazer jogos mentais com ele.

Os 12 episódios da primeira temporada estão disponíveis no Amazon Prime Vídeo.

9. Tomorrowland: Um Lugar Onde Nada é Impossível

Existem filmes nerds e existem filmes que exaltam os nerds. Tomorrowland é do segundo tipo. Pouco comentado, o filme passou praticamente despercebido, além de ter tido uma bilheteria que por pouco não cobriu os custos de realização. Tudo isso foi bastante injusto para essa mistura interessante de aventura, ficção científica e filme família.

Sabemos que George Clooney tornou-se bastante exigente com os papéis ao longo dos anos e o fato de ele estrelar esse filme é o indício de que algo inteligente pode ser encontrado no roteiro. Além disso, a direção é de Brad Bird, cuja cinebiografia inclui Missão: Impossível – Protocolo Fantasma, Ratatouille, Os Incríveis e O Gigante de Ferro.

Para acompanhar a aventura de uma adolescente cheia de curiosidade científica e de um ex-garoto gênio por um lugar no tempo e no espaço, que existe somente em sua memória coletiva, basta acessar o Globoplay para streaming ou comprar o título no iTunes, na Play Store ou na Microsoft Store.

8. Machete

“Machete don’t text!”. Prepare-se para conhecer o verdadeiro brutamontes raiz: Danny Trejo como Machete. Se você está familiarizado com Robert Rodriguez, sabe que seus filmes reproduzem muito do trash, estilo que geralmente remete à má qualidade técnica e baixíssimos orçamentos.

Machete eleva essas características ao nível de criar um clássico instantâneo do cinema de ação, com um personagem tão invencível quanto John Wick, mas refinado como um pedaço de rocha. Claro que, contraintuitivamente, ele é o galã do filme também. Prepare-se para cenas de ação complemente absurdas, diálogos propositalmente ruins e um elenco sensacional com Robert De Niro, Jessica Alba, Steven Seagal, Michelle Rodriguez e Lindsay Lohan.

Machete está disponível para streaming no HBO GO, podendo também ser comprado ou alugado no iTunes e na Play Store. Gostou e quer mais? Não é estreia, mas a gente diz onde você pode encontrar a sequência, Machete Mata: no Telecine.

7. Ilha dos Cachorros

Wes Anderson é sempre um deleite visual: sua marca registrada é a perfeita centralização dos personagens e dos cenários. Duvida? Tire um print da tela e trace uma reta no centro do quadro para conferir a simetria (ou corra lá no YouTube para ver vídeos que mostram isso em diversos filmes do cineasta).

Para além da qualidade estética, Ilha dos Cachorros é uma excelente animação em stop motion, mesma técnica que o diretor usou para fazer O Fantástico Sr. Raposo. Na trama, um menino parte em uma busca do seu cão, que foi enviado para uma ilha na qual todos os cachorros são deixados para tentar a própria sorte. Um pouco de drama, um tanto mais de reflexões e um senso de humor inteligente são as principais características de Ilha dos Cachorros.

Ilha dos Cachorros está disponível para streaming no Telecine, mas também pode ser comprado ou alugado no iTunes ou na Play Store.

6. O Último Rei da Escócia

Se não está fácil encarar uma pandemia, imagine decidir viajar para algum lugar do mundo e acabar vivendo próximo ao ex-ditador de Uganda, Idi Amin Dada. O Último Rei da Escócia é daqueles filmes que deixam nosso estômago reclamando pelo peso emocional dos acontecimentos, o que é potencializado pelas excelentes atuações de Forest Whitaker como Idi Amin e de James McAvoy como Dr. Nicholas Garrigan.

Whitaker chegou a ganhar o Oscar de Melhor Ator por seu trabalho em O Último Rei da Escócia, e seu personagem é nada menos que brutal e assustador. Durante as gravações em vilarejos de Uganda, pessoas chegaram a acreditar que Whitaker era Idi Amin, o que deve ter sido terrível para quem conhecia os atos e o temperamento do ditador.

O Último Rei da Escócia pode ser assistido no Claro Video e Telecine, além de poder ser alugado ou comprado no Looke, iTunes e Play Store.

5. Biutiful

Quer mais soco no estômago? Cá estamos com Biutiful, sim, escrito “errado” mesmo, o que é justificado dentro do filme de uma forma tão sensível que nos faz repensar todas as vezes que corrigimos o inglês de alguém.

A direção é de Alejandro G. Iñárritu, que ficou muito mais conhecido por seus filmes mais recentes, O Regresso e Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância). Para quem não conhece suas produções anteriores, vale muito a pena tentar Biutiful e a estética mais crua desse filme, com muito ruído e um colorido contrastado que reflete perfeitamente o cotidiano dos personagens. Há, ainda, uma pitada de terror que intensifica o drama do protagonista vivido com maestria por Javier Bardem.

Biutiful está no catálogo do HBO GO

4. Gravity Falls

Prepare-se para se apaixonar. Gravity Falls é uma das melhores séries animadas dos últimos tempos, se não de todos os tempos. Profundamente influenciada por obras do terror fantástico, como as de Edgar Alan Poe e H.P. Lovecraft, ela dispensa o óbvio e é diversão para todas as idades.

Para as crianças, os ensinamentos são excelentes, sobretudo aqueles que vêm através da personagem Mabel, que brinca da melhor forma possível com os estereótipos relativos às meninas. Os mistérios, que vão desde as farsas de Stanley Pines aos mistérios reais que os gêmeos Pines descobrem, são realmente intrigantes e uma demonstração da qualidade do roteiro da animação: preste atenção a todos os detalhes.

As duas temporadas não são sinal de má qualidade e, pelo contrário, demonstram o apreço pela produção, que foi encerrada no auge do amor desenvolvido pelos fãs justamente para não estragar o que estava perfeito. Gravity Falls tem início, meio e fim muito bem resolvidos e é assustador o suficiente para chocar até alguns adultos. Para se apaixonar por essa série, as duas temporadas estão disponíveis para serem maratonadas na Claro Vídeo.

3. Edifício Master

A nossa lista sempre tenta trazer algo para quem está buscando o diferente, o menos comentado, as obras-primas que passaram despercebidas em meio a tantos blockbusters. A dica desta semana é um documentário de um dos melhores documentaristas da história do cinema. E pode bater no peito com orgulho, porque ele, Eduardo Coutinho, é brasileiro.

A sinopse de Edifício Master nos diz que o filme acompanha o “dia a dia e a rotina de 37 famílias morando em um enorme prédio de 12 andares em Copacabana, no Rio de Janeiro”, o que quase parece tedioso, não fosse a genialidade de Coutinho, que não só consegue transformar o prosaico em épico, mas nos apresenta uma forma completamente única de fazer documentário.

Nenhuma obra de Eduardo Coutinho é apenas uma contação de histórias e, para conferir a profundidade e o impacto de Edifício Master, basta acessar o catálogo do NetMovies ou do Looke, onde o filme também pode ser comprado e alugado.

2. De Volta ao Jogo

A vida é corrida e nem sempre é possível acompanhar as novidades, então não podemos pressupor que todos já estão familiarizados com a franquia John Wick. De Volta ao Jogo chegou discreto para um público saturado de heróis de ação que tentavam ser marcantes na marra. Para quem cresceu assistindo aos clássicos de ação dos anos 1980, as últimas décadas estavam perdendo em termos de criação de heróis de ação realmente empolgantes, personagens pelos quais valesse a pena torcer.

De Volta ao Jogo tem título de sequência, mas é o primeiro da franquia. O filme também não perde tempo apresentando o personagem e cria uma aura em torno de John Wick a partir dos coadjuvantes: quando o chefe da máfia dá um carão no próprio filho porque está com medo de um único cara, é porque esse sujeito realmente é lendário. Com uma fotografia maravilhosa (que acabou moldando muito do cinema de ação posterior), coreografias de tirar o fôlego, uma motivação cativante e um roteiro que trata o absurdo como natural, De Volta ao Jogo conta ainda com o carismático Keanu Reeves no papel principal.

De Volta ao Jogo está disponível para os streamers do Telecine, do GloboPlay e do Amazon Prime Video. Para comprar ou alugar, o filme está nos catálogos do Looke, da Play Store, do iTunes e da Microsoft Store.

1. Greyhound: Na Mira do Inimigo

Com os cinemas fechados, acreditava-se que muitos filmes não esperariam o fim da pandemia e iriam direto para os streamings e plataformas de VOD, mas isso só aconteceu com as produções originais das plataformas de streaming. Produções menores acabaram indo direto para a internet também, mas os títulos mais aguardados foram adiados, o que é absolutamente compreensível: como artista, você quer que sua arte seja vista com a melhor qualidade possível e na maioria das vezes isso significa assistir ao filme nos cinemas.

A distribuição de Greyhound, o aguardado novo filme estrelado por Tom Hanks, decidiu não esperar e lançou a produção na internet mundialmente esta semana. Este é um filme que deveria estar em cartaz nos cinemas e seu lançamento na internet o coloca em posição de ser uma verdadeira estreia, não apenas um filme que acabou de entrar no catálogo de algum serviço.

Dirigido por Aaron Schneider, Greyhound é uma adaptação do livro The Good Shepherd, de C.S. Forester. O roteiro adaptado é assinado por Tom Hanks e acompanha um inexperiente capitão da Marinha dos EUA que precisa liderar um comboio aliado enquanto é perseguido por submarinos nazistas. Greyhound está disponível com exclusividade na Apple TV+.

Fechar