Semáforos na Av Daniel de La Touche em São Luís são instalados

Obra deve melhorar a fluidez do tráfego em trecho na altura do Supermercado Mateus, próximo ao Elevado da Cohama, até a Rua do Aririzal

Fonte: Da redação com Prefeitura de SLZ

A Prefeitura de São Luís iniciou nesta semana a etapa de instalação das tubulações para ligação dos conjuntos semafóricos e avança na fase de construção de drenagem superficial, com a implantação de passagens, meios-fios e sarjetas em trecho da Avenida Daniel de La Touche, na altura do bairro Cohama. No local está sendo executada intervenção viária, que deve ampliar a fluidez do tráfego, reordenando o trânsito. Além disso está sendo realizada a urbanização das áreas de entorno, com a construção de praças, equipadas com bancos, jardins e academia ao ar livre.

A obra está sendo executada em cerca de 500 metros da Avenida Daniel de La Touche, na altura do Supermercado Mateus, próximo ao Elevado da Cohama, até a Rua do Aririzal, trecho onde o trânsito costuma ser mais intenso, sobretudo pelos retornos de quadra e conexões a regiões vizinhas existentes no perímetro.

Nesta semana, as equipes estão trabalhando na instalação das tubulações subterrâneas que vão servir de ligação para o conjunto semafórico. São tubos, isto é, eletrodutos feitos de material plástico, leve e resistente, com aproximadamente 10 cm de diâmetro. As tubulações são interligadas por caixas de passagem, formadas por peças de concreto, completando o sistema. Concomitantemente, uma outra equipe trabalha na finalização do sistema de drenagem superficial, com a instalação dos blocos de concreto do meio-fio, sarjetas, calçadas e passeios para pedestres, entre outros serviços.

A mudança na geometria do trânsito neste trecho visa, segundo os engenheiros da Prefeitura, proporcionar a criação de um cruzamento simples, duplicando o volume de tráfego para desengarrafar o trânsito, diminuindo o tempo de deslocamento dos veículos. Outra mudança será no conjunto semafórico. O equipamento atual será deslocado para um novo cruzamento que ficará à altura da Rua 24 (Rua da Caixa d’Água da Cohama).

Com a mudança, o motorista fará o retorno de quadra pela Rua Euclides Farias, passando pela Rua da Caixa d’Água para cruzar a avenida. A via de acesso ao Residencial Pinheiros para os motoristas que vem do sentido Elevado da Cohama, pela lateral do supermercado, não será alterada.

Praça

Como parte do projeto de ampliação e requalificação do trânsito da Avenida Daniel de La Touche, estão sendo construídas quatro praças, que irão contemplar áreas de estacionamentos, calçadão, equipamentos de ginástica, bancos e lixeiras.

A primeira praça, que também é a mais completa, está localizada entre a Rua Nove e a Avenida. Nesta semana, as equipes da Prefeitura trabalharam na concretagem do piso. No local há, ainda, outra praça em construção, de menor porte, localizada no final da Rua Nove. Outras duas estão sendo construídas entre a Avenida e a Rua Henrique Couto.

Fechar