Hemomar reforça apelo por doações de sangue

Uma parceria com uma empresa de mobilidade garante o desconto de R$ 30 na ida e na volta de viagens que iniciam ou terminam no Hemomar

Fonte: Da redação com Secap

Com o retorno de vários serviços de saúde que estavam suspensos, como as cirurgias eletivas nos hospitais, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) está buscando doadores voluntários para reforçar o estoque de bolsas de sangue, que, desde o início da pandemia, registrou queda.

Segundo a coordenadora de captação do Hemomar, Frassinete dos Santos Araújo, estão sendo coletadas cerca de 150 bolsas diariamente, quando o necessário para suprir toda a demanda seriam de 280 a 300 bolsas de sangue. “As doações estão tímidas, as pessoas ainda pensam muito em doar somente quando é para ajudar conhecidos. É bom lembrar que a demanda por sangue é constante e abastecemos tanto as unidades de saúde da rede pública quanto privada”, afirmou.

Para receber os doadores, o Hemomar e a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), que gerencia a unidade, adotaram e reforçaram os protocolos de higiene para evitar o contágio por Covid-19, como manter o distanciamento de cadeiras na recepção e na sala de doações, além de disponibilizar álcool em gel aos doadores e máscaras aos profissionais que atuam no equipamento.

Os meses de férias, como janeiro e julho ou de grandes festas no Maranhão, como fevereiro, junho e dezembro, sempre interferem na quantidade de bolsas coletadas. “Mesmo sem a pandemia, no mês de julho, por ser de férias, os doadores já tinham o costume de não aparecer. Em relação às medidas de prevenção da Covid-19 as pessoas não têm com o que se preocupar. É preciso entender que o momento torna ainda mais importante essa ajuda”, ressaltou Frassinete Araújo.

As demandas não diminuem. Pessoas com anemia falciforme, por exemplo, precisam receber transfusões periodicamente. Pacientes acometidos de Covid-19 em longas internações também precisam quando desenvolvem quadro de anemia. Muitas outras condições também levam a esta necessidade, como urgências e emergências (acidentes de carro, AVC, ataques cardíacos, que levam a cirurgias de emergência).

Para o agendamento de doações, obter informações ou tirar qualquer dúvida, as pessoas podem entrar em contato pelo whatsapp (98) 99162-3334 e pelo telefone (98) 3216-1134. Além disso, uma parceria com a empresa de mobilidade 99 garante também o desconto de R$ 30 na ida e na volta de viagens que iniciam ou terminam no Hemomar, parceria válida até 31 de julho.

Fechar