Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Relógio histórico da praça João Lisboa em São Luís será restaurado

A estátua do Frei Capuchinho Carlos Olearo e o monumento de João Lisboa também serão revitalizados

Relógio histórico será totalmente restaurado (Foto: A. Baeta)

O tradicional relógio da praça João Lisboa foi recolhido e passará por um completo processo de restauração, de acordo com a Prefeitura de São Luís, que também revitalizará a estátua do Frei Capuchinho Carlos Olearo e o monumento de João Lisboa.

Simultaneamente ao processo de restauração dos símbolos históricos, as equipes de trabalho dão continuidade às etapas estruturantes pensadas para o espaço que envolve a Praça João Lisboa, Largo do Carmo, Rua de Nazaré e entorno, no Centro Histórico de São Luís. A obra do complexo é uma parceria da Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

As peças foram retiradas nessa terça-feira (21). Elas devem passar por um delicado processo de recuperação, pois o principal objetivo é manter a originalidade. No caso do relógio, que tem base em frente à Igreja de Nossa Senhora do Carmo, será feito reparo em toda sua moldura e proteção, já que estava deteriorada, inclusive pela falta de reparo, assim como a peça que traz a imagem do Frei Capuchinho. Feita de bronze, a estátua já estava sofrendo com ação do tempo, com base de cobertura toda descascada. Já o monumento de João Lisboa, devido ao seu grande porte, será restaurado no próprio local

O processo de revitalização do local ainda prevê novo projeto de paisagismo, ampliação dos espaços para pedestres, de acordo com as devidas normas de acessibilidade e uniformização do pavimento, além do reordenamento dos serviços de engraxate. Os abrigos da Praça João Lisboa também serão amplamente reformados e terão banheiros públicos à disposição.

Carregando