Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

SENAI-MA recupera mais dois respiradores com defeito da rede de saúde de Caxias

O foco é consertar equipamentos para atender pessoas com COVID-19, no interior do Estado

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil com o gerente do SENAI CEPT Raimundo Franco Teixeira, Sebastião Júnior responsável pela manutenção dos respiradores. (Foto: Divulgação)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/MA), entidade do Sistema FIEMA, entregou, na manhã desta quarta (22), mais dois respiradores mecânicos totalmente recondicionados e prontos para uso, provenientes da Secretaria Municipal de Saúde de Caxias.

A iniciativa integra o projeto nacional do SENAI “+ Manutenção de Respiradores”, uma rede voluntária em todo o Brasil para realizar a manutenção de respiradores mecânicos que estão sem uso, a fim de ajudar no tratamento de pacientes com COVID-19.

Os respiradores mecânicos são essenciais no tratamento de doentes que apresentam sintomas graves da COVID-19, pois a Síndrome Respiratória Aguda Grave é um dos efeitos mais sérios da doença. A estimativa é que cada ventilador recuperado possa atender até dez pessoas.

Os equipamentos, no total de 16, passam por uma análise técnica e posterior recondicionamento, mediante viabilidade técnica. Do total, quatro já foram entregues e os demais equipamentos aguardam a reposição de peças.

O Centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI CEPT – Raimundo Franco Teixeira, localizado em São Luís, montou um laboratório exclusivo de manutenção para atender essa demanda.

As prefeituras que tiverem respiradores precisando de reparos podem entrar em contato com o SENAI por meio do e-mail: sebastiaochagas@fiema.org.br ou pelo telefone: (98) 991493581, falar com Sebastião Júnior.

Carregando