Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Motoristas de aplicativo criam adesivo de segurança em São Luís

O objetivo é aumentar as abordagens a veículos que prestam esse tipo de serviço

Grupo de motoristas por aplicativo apresentou o layout do adesivo ao coronel Nilson Ferreira (Foto: Divulgação)

Um layout de adesivo de segurança feito por motoristas de transporte por aplicativo, e apresentado ao Comando Geral da Polícia Militar, tem como objetivo aumentar as abordagens a veículos que prestam esse tipo de serviço, na região metropolitana de São Luís. Segundo a categoria, existem cerca de 30 assaltos por semanas na Grande Ilha, e o número é atribuído à ausência de blitzen.

A iniciativa funciona de forma simples: os policiais visualizam os carros que estão com os adesivos, param esses veículos, abordam os condutores, e realizam vistorias, sendo possível, ainda, lerem o QR CODE do adesivo; esta função permite que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) cadastrada junto com os dados do carro inspecionado seja conferida junto ao documento de quem o dirigi, no exato momento da inspeção policial.

O motorista por aplicativo Diogo Ávila informou que a ideia surgiu devido à ausência de abordagens policiais, algo importante para a segurança de profissionais do transporte por aplicativo. “Existe a média de 25 a 30 assaltos aos motoristas, por semana. Precisamos de mais abordagens, de mais blitz, de mais segurança pública”, frisou Diogo.

De acordo com Diogo Ávila, o layout do adesivo foi apresentada ao Comando Geral da PMMA, durante uma reunião no dia 16 de julho deste ano, da qual participou o coronel Nilson Ferreira, que é o subcomandante-geral da Polícia Militar do Maranhão. Na ocasião, ficou acertado que o adesivo já fosse mostrado em nova reunião, e ainda que seria feito um estudo técnico para a realização de monitoramento 24 horas, por meio de um rastreamento junto ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).

O grupo de motoristas que participou da reunião foi formado por Diogo Ávila, Kleuson D’vila, Márcio Zaparole, Thiago Oliveira, Vinícius Araújo e Dayane Alves. Diogo informou que a decisão de criar o adesivo partiu após uma manifestação dos motoristas por aplicativo, ocorrida dia 26 de junho, quando um grupo foi para o Palácio dos Leões e outra para o Comando da PM, a fim de cobrar mais segurança para a categoria.

25 MIL CARROS

A quantidade de carros a receber o adesivo é de 25 mil, na Grande São Luís, segundo Diogo Ávila. Ele contou que já recebeu 400 dados cadastrais, que devem ser inseridos nos CR CODE.

“Duas pessoas estão responsáveis em coletar estes dados, sendo elas Thiago Oliveira e Kleuson D’vila. Os contatos delas são divulgados por meio de grupos de WhatsApp, formado por motoristas de transporte por aplicativo”.

De acordo com Diogo, após o motorista fazer a solicitação, ele aguardará o fechamento do lote de adesivos para a impressão

Carregando