Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Bairros do João Paulo e Liberdade recebem obras de drenagem e pavimentação

As obras visam promover condições de mobilidade e acessibilidade às comunidades, além de garantir a fluidez do trânsito

Bairros João Paulo e Liberdade recebem investimentos em obras de drenagem (Foto: Biné Morais)

A Prefeitura de São Luís avança com o cronograma de construção de galerias e tubulações de drenagem profunda, limpeza, desobstrução e cobertura de canais em pontos estratégicos dos bairros João Paulo e Liberdade, onde são constantes os problemas causados pela forte enxurrada e valas a céu aberto.

De acordo com a Prefeitura, as obras visam promover condições de mobilidade e acessibilidade às comunidades, além de garantir a fluidez do trânsito e mais qualidade de vida para os moradores dessas regiões. Os bairros também foram contemplados com serviços de pavimentação de vias.

No bairro João Paulo, mais precisamente na Rua da Felicidade, foi realizado um amplo trabalho de recuperação e readequação da via. A laje de concreto armado já está pronta em um trecho de aproximadamente 65 metros de extensão. O objetivo da obra é cobrir todo o trecho de 420 metros da rua que, atualmente, é uma vala aberta em muitos pontos, com pontes improvisadas em vários trechos.

A laje de concreto armado que está sendo construída tem 18 centímetros de espessura e cada metro quadrado pesa cerca de 450 quilos. A cobertura da galeria é feita com placas concretadas que pesam em média cerca de 6 toneladas cada. Por isto, para suportar a nova estrutura, as paredes laterais da galeria estão sendo reforçadas com pilares verticais e vigas horizontais, tudo feito de concreto armado de alta resistência.

Segundo a Prefeitura de São Luís, a Rua da Felicidade, também conhecida como Rua da Vala ou Rua da Malária, a execução da obra é complexa devido às chuvas ocasionais e também pelo constante curso do esgoto, o que obriga a um serviço constante de bombeamento para baixar o nível do fluxo. Neste caso, o canal é parcialmente segmentado com barreiras imóveis para realização da drenagem, para que as equipes da Prefeitura possam trabalhar na construção das paredes laterais e nas armações de aço para a instalação da laje.

No bairro da Liberdade, mais precisamente no canal que percorre toda a extensão da Vila Sésamo, Rua da Galeria e Promorar, próximo à Avenida Quarto Centenário, desembocando na área de mangue daquela região, a Prefeitura tem realizado um trabalho de cobertura com placas de concreto, em um trecho de aproximadamente 400 metros de extensão.

O serviço de está em fase de acabamento na primeira etapa, que vai da Vila Sésamo até a Rua da Galeria, com o selamento das placas de concreto com cimento. O próximo passo é a pavimentação e serviços drenagem superficial (sarjetas, meios-fios).

Carregando