Maranhense é a primeira mulher a presidir o Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Cultura

Eleine Dutra foi eleita por unanimidade e pretende ampliar a participação dos conselhos de cultura

Fonte: Da redação com Secap

A presidente do Conselho Estadual de Cultura do Maranhão, Elaine Dutra, é a primeira mulher eleita presidente do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Cultura – ConECta. A eleição aconteceu na última quinta-feira (30), por meio virtual.

Logo após a votação, seguiu-se a posse da nova diretoria executiva, que coordenará o ConECta de agosto de 2020 a julho de 2021.

Eleine Dutra foi eleita por unanimidade e pretende ampliar a participação dos conselhos de cultura na elaboração e implementação de políticas públicas.

“É um momento único na história dos conselhos não apenas para o fortalecimento da participação das mulheres, mas também do Nordeste; quero construir um mandato democrático e forte, e agradecer a compreensão desse coletivo que nos elegeu”, destacou Elaine.

A nova presidente do ConECta, Elaine Cristina Corrêa Dutra, 35 anos, é capoeirista há 21 anos, coreira de Tambor de Crioula há 8 anos, foi a primeira mulher a presidir a Federação Maranhense de Capoeira.

Em 2019 Elaine foi eleita presidente do Conselho Estadual de Cultura com mandato até 2021. Também faz parte dos Coletivos Deliberativos da Salvaguarda da Capoeira e do Bumba-meu-boi/IPHAN-MA, foi conselheira de Cultura de São Luís e conselheira de Cultura do Maranhão no segmento Patrimônio Cultural.

A diretoria executiva do ConECta eleita é formada pela presidente, Elaine Cristina Corrêa Dutra, do Maranhão; pela vice-presidente Aryanne Ribeiro, de Minas Gerais; e pelos coordenadores regionais Norte, Sebastião “Sabá” Moura, de Roraima; Sul, Helcio Kovaleski, do Paraná; Sudeste, Valquiria Volpato, do Espírito Santo; Centro-Oeste, Wellington Abreu, do Distrito Federal; e Nordeste, Jocimar Gonçalves, de Pernambuco.

O Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Cultura – ConECta, fundado em 1998, é uma instância de congregação dos Conselhos Estaduais de Cultura do Brasil. Tem como finalidade representar os conselhos junto à União, Estados, Municípios e DF, implementar os Sistemas de Cultura, promover a articulação e a cooperação entre os conselhos, formulação de políticas culturais com representação em instâncias decisórias e acompanhamento de sua concretização.

Fechar