Aeronáutica abre concurso com 289 vagas de nível médio

Serão aceitas inscrições de interessados em concorrer no concurso de 3 a 26 de agosto

Fonte: Da redação

A Aeronáutica abriu edital de novo concurso público com 289 vagas para ingresso na Escola de Especialistas (EEAR). O objetivo é a admissão de candidatos com nível médio ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica para o segundo semestre do ano de 2021 (IE/EA CFS 2/2021).

Há chances para ambos os sexos nas especialidades de comunicações (16), foto inteligência (8), eletricidade e instrumentos (20), estrutura e pintura (10), meteorologia (12), suprimento (18), informações aeronáuticas (12), bombeiro (10), cartografia (4), desenho (3), eletromecânica (10), metalurgia (4) e controle de tráfego aéreo (128). E há ainda vagas apenas para homens para a especialidade de guarda e segurança (34).

Serão aceitas inscrições de interessados em concorrer no concurso de 3 a 26 de agosto, pelo site ingresso.eear.aer.mil.br. A taxa custa R$ 60. O edital reserva 20% das oportunidades a candidatos negros.

As provas escritas serão aplicadas em 22 de novembro, às 9h, nas cidades de Belém, Recife, Natal, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, São José dos Campos, Campo Grande, Canoas/RS, Santa Maria/RS, Curitiba, Brasília, Manaus, Porto Velho e Boa Vista. Serão cobrados conhecimentos em português, inglês, matemática e física.

O concurso ainda aplicará inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico (flexão e extensão dos membros superiores com apoio de frente sobre o solo, flexão do tronco sobre as coxas, salto horizontal e corrida de 12 minutos – previstos para 12 a 16 de abril de 2021) e validação documental.

Curso de Formação

O calendário oficial do concurso prevê que a matrícula e o início do Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) acontecerão em 30 de junho de 2021. Ele é ministrado sob regime de internato militar na EEAR, em Guaratinguetá (SP), com duração aproximada de dois anos e abrange instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado.

Os aprovados no curso serão promovidos a terceiro-sargento e serão distribuídos e classificados nas Organizações Militares do COMAER, abrangendo todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração.

Confira AQUI o edital completo

Fechar