Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

São Luís registra índice regular em transparência da Covid-19, segundo ONG

A Transparência Internacional é uma organização não-governamental (Ong) que trabalha no combate a corrupção pelo mundo

Foto: Reprodução

São Luís foi considerada, pelo portal Transparência Internacional – Brasil, como regular na transparência de compras emergenciais no combate à Covid-19. Segundo o ranking, a capital maranhense, com 50,6 pontos, está em último lugar dentre todas as capitais.

Em 1º lugar no ranking estão Macapá, Vitória e João Pessoa com 100 pontos. Em seguida, Rio Branco, Goiânia e Belo Horizonte, com 98,7 pontos.

A Transparência Internacional é uma organização não-governamental (Ong) que trabalha no combate a corrupção pelo mundo. O ranking tem escala de 0 a 100 e traz informações sobre contratações emergenciais de forma fácil e ágil.

Por meio de nota, a Prefeitura de São Luís, por meio da Controladoria-Geral do Município, afirmou que diversos dados, alegados como não existentes na avaliação, estão disponíveis no Portal da Transparência do município, a exemplo da descrição do bem ou serviço, local da execução, contratações acompanhadas por órgãos de controle, informações e orientações aos gestores responsáveis por contratações e redes sociais.

Além disso, a prefeitura afirma que “tem pautado o trabalho no cumprimento das normas legais e as boas práticas relativas à transparência ativa e passiva, pois considera a transparência pública como princípio primordial em todas as suas relações, inclusive com as instituições de controle interno e externo e também com a sociedade civil, pois entendemos ser um importante instrumento de prevenção e combate à corrupção. E, objetivando aperfeiçoar e reafirmar seu compromisso com a transparência pública a Prefeitura vem desenvolvendo diversas ações, sendo a mais recente, a assinatura do Decreto nº 55.417, no dia 21 de julho do corrente exercício, que traz nova regulamentação sobre o aludido Portal e, além disso, tem trabalhado para implementação das adequações e incremento da informação nele previstas.”

Carregando