PF cumpre mandados em prefeituras maranhenses

Foram cumpridos mandados de prisão temporária e busca e apreensão, além do sequestro de bens e bloqueio das contas dos investigados

Fonte: Redação/ Ascom PF

Operação da Polícia Federal, na manhã desta quarta-feira, 05, com apoio da Controladoria Geral da União (CGU), teve como alvo uma suposta associação criminosa, suspeita de fraudar licitações e desvio de recursos públicos federais destinados ao combate da Covid-19 nos municípios de Bacabeira, Santa Rita e Miranda do Norte.

A operação “Falsa Esperança” investiga indícios de superfaturamento de equipamentos de proteção individuais (EPI’s), além de simulação na compra de respiradores. A PF afirma que os aparelhos não foram entregues, mesmo com o pagamento efetuado pelas respectivas prefeituras.

Uma empresa localizada em Paço do Lumiar é apontada como único local das aquisições, sem nunca ter atuado no ramo médico hospitalar. De acordo com investigações da Polícia Federal, a empresa não possuia funcionários e está notificada no trabalho de comercialização de acessórios para instalação de ar-condicionado e energia solar.

A empresa paga pelas prefeituras possuia 69 atividades secundárias, como confecção de vestuário, segurança privada e produção musical, segundo relatório da PF.

Foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária e 13 mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens e bloqueio das contas dos investigados. As determinações da 1ª Vara Federal de São Luís foram cumpridas na capital, São José do Ribamar, Paço do Lumiar, Bacabeira, Santa Rita e Miranda do Norte.

Os investigados responderão pelos crimes de peculato, falsidade ideológica, fraude em processo licitatório, superfaturamento na venda de bens e associação criminosa.

Fechar