Após pouco mais de quatro meses sem ofertar cursos presenciais por conta da pandemia de Covid-19, o Senac se prepara para retomar a programação em todas suas unidades educacionais, localizadas atualmente em São Luís, Imperatriz, Caxias, Bacabal, Santa Inês, Pinheiro, Balsas e Timon. A retomada gradual será baseada em protocolos sanitários e pedagógicos e caracterizada pelo ensino híbrido (com aulas online e presenciais).
A partir do dia 17 de agosto, devem retornar às salas de aula os alunos das turmas comerciais que estavam em processo antes da pandemia (que ficaram aguardando concluir carga horária). No dia 26 de agosto, as turmas que já tinham alunos matriculados ou já estavam formadas, iniciam suas atividades em sala de aula. Já as turmas do Programa de Aprendizagem que estavam em processo e estão recebendo aulas remotas, retornam suas atividades de forma presencial nas unidades em duas datas: 14 de setembro (grupo 01) e 28 de setembro (grupo 02).
A Instituição afirma que seguirá todas as determinações sanitárias e educacionais do Estado do Maranhão e que constam no documento orientador para reabertura das unidades educacionais no contexto da pandemia de Covid-19 encaminhado pelo Senac Nacional. Dentre elas, destacam-se o distanciamento mínimo obrigatório entre estudantes e profissionais, que será atendido por meio da adoção de sistema de revezamento/rodízio entre alunos e instrutores, e a flexibilização de horários de entrada e saída.
“Sabemos que o mundo mudou, as relações mudaram, a educação mudou. Tivemos que dar um passo atrás, para dar muitos adiante, mas o nosso entendimento sobre qualificar pessoas para o mundo do trabalho continua o mesmo. Entendemos que somente por meio da educação, as portas de um futuro de esperança estarão abertas. E é por isso que estamos cada vez mais nos preparando para retornar ao trabalho antes desenvolvido, de possibilitar oportunidades de qualificação profissional à população. Com responsabilidade e segurança, estamos otimistas de que será um retorno exitoso para todos”, destacou o Diretor Regional do Senac no Maranhão, Ahirton Lopes.
Considerando as três etapas do plano de retomada às aulas presenciais, o Senac deve receber pouco mais de 3 mil alunos, que estavam aguardando as determinações do Governo Estadual sobre o retorno às atividades. Novas turmas da programação estarão disponíveis para matrículas a partir do dia 17 de agosto.