Eliziane solicita intervenção da PF em área protegida da baixada maranhense

Reportagem da CNN denunciou o uso das terras do quilombo Cedro por fazendeiros e grileiros criadores de búfalos.

Fonte: Redação/Assessoria

Nesta segunda-feira (10), a líder do Cidadania no Senado, Eliziane Gama (MA), pediu providências ao diretor-geral da Polícia Federal, Rolando Alexandre de Souza, para a retirada de invasores da área protegida dos campos alagados da baixada maranhense.
A terra dos quilombolas é protegida pela Convenção de Râmsar, que é um tratado sobre as zonas úmidas de importância internacional especialmente enquanto habitat de aves aquáticas.

Reportagem da emissora CNN nesse domingo (9) denunciou o uso das terras do quilombo Cedro por fazendeiros e grileiros criadores de búfalos.

Segundo a reportagem, cada búfalo pode pesar até uma tonelada, e eles andam sempre em grupo, o que contribui para a destruição do ecossistema local e impacta diretamente na renda e na sobrevivência dos quilombolas.

Os campos alagados são protegidos pelo tratado que prevê o uso sustentável dessas regiões. Isso porque fazem parte de um dos poucos biomas úmidos do Brasil.

Mesmo protegida internacionalmente, a baixada maranhense vem sofrendo constantemente com os conflitos de terra do Povoado Cedro.

Fechar