Uma equipe da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão (Sagrima) esteve no município de Timon para mais uma etapa de visitação e acompanhamento técnicos nas áreas produtivas de comunidades rurais beneficiadas com ações do Programa Mais Produção, do Sistema Estadual de Produção e Abastecimento (SEPAB) em parceria com a prefeitura.
“Aqui foram implantados campos produtivos. São 60 hectares irrigados por kits cedidos pelo programa. Os produtores foram beneficiados, ainda, com patrulha agrícola, estufa e um caminhão para transportar frutos, fortalecendo a produção local. São mais de 100 produtores envolvidos no programa”, enfatizou Rosany Aranha.
Durante a visita, a equipe da Sagrima constatou considerável mudança na vida dos beneficiados com o Programa Mais Produção. Ana Lima Mota, moradora do povoado Mundo Novo, já produziu melancia e maracujá e, atualmente, cultiva hortaliças. Ela afirma que muita coisa mudou na vida da família dela desde começou a participar do programa.
“Hoje, eu vivo da agricultura familiar. Antigamente eu tinha uma casinha de taipa e agora, graças ao meu trabalho e a ajuda do Programa Mais Produção, estou acabando de construir minha casa de alvenaria”, comemorou a produtora que vê toda a sua produção comercializada nos programas institucionais e os excedentes no comércio local.
“A gente percebe a importância da continuidade do Programa Mais Produção do Sistema Estadual de Produção e Abastecimento ao verificar, in loco, o quanto que esses produtores conseguiram agregar valor à sua produção”, ressaltou Rosany Aranha.
SEPAB
O Sistema Estadual de Produção e Abastecimento (SEPAB), instituído pelo Decreto 30.851 de 2015, foi pensado como estratégia de desenvolvimento para superar gargalos crônicos da produção maranhense. Tem como base a ideia de que ação governamental, objetivando o recrudescimento da produção e da produtividade, pode acontecer de maneira compartimentalizada e pouco dialógica.
O SEPAB é calcado no compromisso de fazer diferente e gerar correntes de ação sinérgicas no governo. No Governo do Estado, é o responsável pela implementação do programa Mais Produção, executado por meios de ações promovidas pelos órgãos componentes do SEPAB.
Os órgãos que compõem o SEPAB são Sagrima, Secretarias de Estado de Governo (Segov), de Agricultura Familiar (SAF), de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), de Desenvolvimento Social (Sedes), de Trabalho e Economia Solidária (Setres), Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (AGERP/MA), Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma/MA) e o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC).