Cooperativa da Bahia faz primeira exportação de doce para Alemanha

Com o apoio do Projeto Agro.BR, a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) realizou em julho o primeiro embarque de doce de maracujá com banana para a Alemanha. A Cooperativa aderiu ao projeto, iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceira com Agência Brasileira de Promoção de Exportações […]

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA
Com o apoio do Projeto Agro.BR, a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) realizou em julho o primeiro embarque de doce de maracujá com banana para a Alemanha.

A Cooperativa aderiu ao projeto, iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceira com Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em maio deste ano, por meio do escritório regional da Bahia.

A Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb) também tem apoiado a empresa, com capacitações e suporte no planejamento para a exportação. “Já estamos em processo de negociação com compradores dos Estados Unidos, Polônia e Espanha”, comemora o gerente comercial da Coopercuc, Dailson Santos.

Segundo o consultor do Agro.BR no estado, Roberto Vianna, o projeto dá suporte a cooperativas, produtores e empresas rurais no acesso a mercados internacionais, dando visibilidade aos seus produtos, permitindo a aproximação comercial com potenciais clientes no exterior, através de ações de promoção comercial.

“A Coopercuc fez o dever de casa. Participou de todas as etapas do processo, adequou embalagens para a exportação, adotou as medidas necessárias e conseguiu viabilizar a exportação. É um grande exemplo de que exportar é possível”, comentou Vianna.

A cooperativa, com sede no município de Uauá, iniciou suas atividades em 2004 e hoje possui 271 cooperados, que produzem doces, geleias, compotas e cerveja de frutos do bioma Caatinga com certificação orgânica.

O Agro.BR – É um projeto com foco na internacionalização do agro brasileiro. A iniciativa planeja sensibilizar, capacitar, planejar e viabilizar a geração de negócios internacionais para pequenos e médios empresários rurais, diversificando a pauta de produtos exportados pelo Brasil. Além da Bahia, os estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo também contam com consultores.

Estão previstas para os próximos meses, rodadas de negócios virtuais na América Latina, elaboração de portfólio digital e vitrine virtual, missões prospectivas e comerciais e informações sobre acesso ao mercado árabe, dentre outras iniciativas.

Para aderir ao projeto, basta acessar o site no link www.cnabrasil.org.br/agrobr e preencher o cadastro.

 

Fechar