Entidades empresariais lançam programa para apoiar economia maranhense

O Avança Maranhão é uma contribuição da iniciativa privada, com propostas claras e objetivas para a retomada econômica

Fonte: Da redação com Fiema

As principais entidades empresariais do Maranhão – Associação Comercial do Maranhão (ACM), Federação da Agricultura do Estado do Maranhão (Faema), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio) e Federação das Indústrias do Estado do Maranhão e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae no Maranhão lançaram o Programa Avança Maranhão – Plano de Retomada das Atividades Econômicas.

O Programa Avança Maranhão contempla um conjunto amplo de ações (o maior da história das instituições idealizadoras) formulado pelas entidades com o propósito de uma atuação firme na reconstrução da economia local, fortemente impactada pelos efeitos da crise do coronavírus.

A iniciativa conjunta vai contribuir para a mitigação dos impactos econômicos e sociais gerados nos últimos meses, além de deflagrar uma estratégia de auxílio à retomada progressiva e segura de todas as atividades produtivas e de circulação econômica, propiciando apoio emergencial às empresas, particularmente aos pequenos negócios – que tiveram suas atividades afetadas pela pandemia do novo coronavírus.

Para o presidente da Fecomércio, José Arteiro da Silva, o plano vai contribuir para fortalecer a economia neste momento de retomada. “Tenho a convicção que esta união empresarial conseguirá acelerar o processo de retomada econômica do nosso estado, garantindo o retorno dos empregos, a requalificação das pessoas, a organização do setor produtivo e, principalmente, o apoio social que os maranhenses tanto precisam agora. A Fecomércio, assim como os seus braços sociais, o Sesc e o Senac, estarão prontos para auxiliar à sociedade no que for preciso, fortalecendo nosso papel de apoio e incentivo ao Maranhão, do qual temos exercido com excelência nas últimas sete décadas de construção histórica, social e econômica deste estado”, enfatizou o líder empresarial.

No mesmo sentido, avalia o presidente ACM, Cristiano Barroso Fernandes. Para ele, “o Avança Maranhão concretiza o esforço das entidades neste momento difícil, numa articulação para fazer chegar às empresas, que sofrem o maior impacto, todo apoio para que possam permanecer em atividade e planejar o futuro”. “Muito mais que um conjunto de ações”, ressalta o dirigente da ACM, “trata-se de uma demonstração de compromisso com a economia local e uma sinalização das entidades de que desejam participar do desafio da reconstrução da economia, ajudando as empresas que mais estão precisando”.

Vista como muito benéfica, a união das entidades é reforçada pelo presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves, como um traço marcante desse processo que resultou no Avança Maranhão. “O Avança Maranhão une as entidades empresariais maranhenses com ações importantes para a retomada da economia e do desenvolvimento do estado. O plano busca mitigar os danos causados pela pandemia no setor produtivo do estado que afetou as empresas e seus trabalhadores”, frisou ele.

União para fazer avançar a economia

O Avança Maranhão é uma contribuição da iniciativa privada, com propostas claras e objetivas para a retomada econômica, para minorar os impactos que abalam o emprego, a renda e a economia.

Contempla um total de 74 ações focadas em seis eixos (apoio às empresas, tecnologia e inovação, emprego e renda, apoio emergencial: agenda urgente, educação profissional e comunicação). Essas ações representam um aporte de quase R$ 30 milhões, entre investimento próprio e recursos captados junto a parceiros. São Luís e demais municípios onde as entidades participantes possuem unidades ou escritórios são os territórios abrangidos pela iniciativa.

As ações se destinam às empresas e/ou trabalhadores mobilizados pelas entidades de classe, que prioritariamente são: a) empresas associadas às entidades e/ou aos sindicatos filiados b) micro, pequenas e médias empresas c) empresas do Programa de Fornecedores do Maranhão (PDF/MA) d) trabalhadores empregados e desempregados e) microempreendedores individuais – MEI f) produtores rurais e g) unidades e profissionais de saúde. Detalhes do Plano Avança Maranhão você pode obter acessando pelo site https://avancamaranhao.org.br/.

As entidades vão utilizar toda sua expertise no atendimento às demandas dessas empresas, levando orientações técnicas, assegurando o fornecimento de equipamentos de proteção – EPIs (como máscaras, sanitizantes, álcool em gel), insumos e suporte que possam ajudar na superação das principais dificuldades neste momento de retomada, contribuindo também para a prevenção à pandemia e recuperação do dinamismo da economia local.

Fechar