Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Simulado Nacional para testes de urnas eletrônicas ocorre até a sexta,14

O evento ocorre na Central de Armazenamento dos equipamentos, localizada no bairro São Cristóvão da capital, São Luís

(Foto: Divulgação)

O Tribunal Regional Eleitoral realiza até a próxima sexta-feira, 14 de agosto, o 8º Simulado de Hardware nas urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições de 2020. O evento ocorre na Central de Armazenamento dos equipamentos, localizada no bairro São Cristóvão da capital, São Luís.

O simulado – que testa todos os procedimentos de uma eleição normal para verificar problemas e encontrar soluções, começou no dia 10 de agosto e está testando 2%, o que corresponde a 378 do total de 18.863 urnas do estado.

Nesta quarta-feira, 12 de agosto, o presidente do TRE-MA, desembargador Tyrone Silva, visitou o local para acompanhar a realização dos testes. Para ele, esse momento é de grande importância para o processo eleitoral porque permite avaliar o funcionamento das urnas eletrônicas. “Se algum defeito ocorrer, nós teremos a possibilidade de detectar e fazer as correções necessárias”, pontuou.

Para a chefe da Seção de Administração e Manutenção de Urnas Eletrônicas (SEMUE) – e Coordenadora do Simulado, Lucilene Cardoso, esse procedimento ocorre no horário de uma eleição habitual, ou seja, das 8 às 17h, e permite avaliar desde a carga da urna, emissão da zerésima, encerramento, impressão de boletim e transmissão de dados.

Em razão da pandemia, a logística do simulado foi adaptada para atender todos os padrões de segurança sanitária. Segundo a coordenadora, o percentual das urnas que antes era de 4% foi reduzido para 2%, garantindo um número menor de servidores, uso de máscaras, inclusive as que protegem toda a face, higienização constante do local, além do distanciamento das urnas nas bancadas.

Carregando