Pesquisa DataIlha aponta vitória de Dida do Tio Luís na cidade de Tuntum

A pesquisa, contratada pelo blogue do jornalista Djalma Rodrigues, foi realizada entre os dias 3 e 5 de agosto.

Fonte: Redação

Se as eleições para a prefeitura de Tuntum fossem hoje, o candidato do PSB, empresário Dida do Tio Luís, apoiado pelo prefeito Cleomar Tema (PSB), venceria o seu opositor, deputado estadual Fernando Pessoa (Solidariedade). É o que aponta pesquisa realizada pelo instituto DataIlha.

No cenário ‘Estimulado’, o candidato pessebista obtém 52,1%, contra 35,7% de Fernando Pessoa. 5,9% anulariam o voto enquanto 6,3% afirmaram não saber em quem votar. Já na pesquisa espontânea, Dida do Tio Luís mantém a dianteira, com 44%, contra 30,5% do adversário. Nesse item, o próprio Tema, que não pode ser candidato, porque é reeleito, aparece com 2,4%, surgindo também o filho dele, Rafael, falecido recentemente, com 0,2%.

O “candidato do Tema” teria 2,2% e Adriano Gato, 0,2%. 20,5% estariam indecisos ou anulariam o voto.

REJEIÇÃO

No item rejeição, Fernando Pessoa lidera. Pelo menos 48,6% dos entrevistados afirmaram não votar no deputado “de maneira nenhuma”, enquanto 34% disseram a mesma coisa sobre o candidato apoiado pelo prefeito Tema. 17,4% dos entrevistados afirmaram votar nulo ou branco ou não sabem em quem votar.

A pesquisa, contratada pelo blogue do jornalista Djalma Rodrigues, foi realizada pelo Instituto Datailha, entre os dias 3 e 5 de agosto, e registrada no TSE sob o número MA0257/2020. Foram 459 entrevistas. Ela tem margem de erro de 4% e o nível de confiança é de 95%.

56,9% DE APROVAÇÃO

A pesquisa também aferiu a administração do prefeito Tema. Ela alcançou 56,9% de aprovação, contra 35,7 de desaprovação. 7,4% da população de Tuntum não souberam responder. Tema é conhecido na região Central do Maranhão como o político que não conhece derrotas, desde que ingressou na vida pública, na década de 1990. Está no quinto mandato de prefeito e conseguiu eleger a esposa, a deputada Daniella Tema (DEM), com mais de 40 mil votos, sem apoio de nenhum gestor municipal.

Fechar