Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Aplicativo estimula descarte correto de resíduos sólidos nos ecopontos

A ferramenta é um clube de vantagens ambiental que funciona através da troca de resíduos

Aplicativo estimula descarte correto de resíduos sólidos nos ecopontos (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de conscientizar e engajar a sociedade na participação ativa no processo de descarte correto de resíduos sólidos, a Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, disponibiliza o aplicativo EcoVantagens São Luís, atualmente disponível para download, de forma gratuita, na plataforma Android e, nos próximos dias, também para os usuários do sistema IOS.

O aplicativo é um clube de vantagens ambiental que funciona através da troca de resíduos por pontos que poderão ser transformados em benefícios nas empresas parceiras ou doações para instituições filantrópicas.

“Estamos trabalhando por uma cidade mais limpa e sustentável. Queremos, com o EcoVantagens, conscientizar a população sobre a destinação correta dos resíduos sólidos, hábito com o poder de repercutir na qualidade de vida que teremos no futuro e que se trata, sobretudo, de um ato de cidadania, de responsabilidade social, além de ser um dever de todos nós”, destacou o prefeito Edivaldo Holanda Junior.

Além do aplicativo, a Prefeitura de São Luís também pensou numa plataforma web em que a população possa se cadastrar, da mesma forma que pelo app, e monitorar toda a quantidade de resíduos e as pontuações que acumulará a cada destinação correta, que deverá ser realizada em um dos 18 ecopontos distribuídos pela cidade – porém, neste primeiro momento, apenas os ecopontos dos bairros Renascença, Parque Amazonas, Angelim, Turu, Bequimão e Itapiracó estão operando o serviço EcoVantagens.

Nesses mesmos equipamentos também será realizado o cadastro no programa daqueles que ainda não tiverem se cadastrado.

OPERACIONALIZAÇÃO

Os agentes de limpeza da Prefeitura de São Luís são os operadores do sistema. Todos eles já participaram de treinamentos oferecidos pelo município para apreenderem o passo a passo necessário para a operacionalização do EcoVantagens, que abrange os seguintes resíduos: papel branco e demais papéis; vidro; caixaria; demais plásticos; alumínio; cobre; demais metais; eletrônicos: pequenos, médios e grandes; óleo; inservíveis pequenos, médios e grandes; verdes e construção civil.

Vale lembrar que cada um deve respeitar a medida padrão (quilo, unidade ou metro cúbico) para que o resíduo – que deve ser levado limpo e separado – possa ser convertido em vantagens para descontos em serviços ou doações.

Para que os resíduos possam ser convertidos em benefícios, os agentes de limpeza precisam realizar a pesagem de todo o volume numa balança de precisão digital e o registro de todo o material (o quê e quantidade) será realizado na versão do EcoVantagens para o operador, disponível em um tablet a que cada ecoponto terá à disposição. Com isso, os pontos equivalentes à quantidade do material doado serão computados no CPF do usuário do aplicativo.

SAIBA MAIS

Quanto vai valer seu resíduo

Papel branco: Quilo = 350 pontos

Demais papéis: Quilo = 200 pontos

Vidro: Quilo = 200 pontos

Caixaria: Quilo = 1.500 pontos

Demais plásticos: Quilo = 400 pontos

Alumínio: Quilo = 1.000 pontos

Cobre: Quilo = 5.000 pontos

Demais metálicos: Quilo = 300 pontos

Eletrônicos (P): Unidade = 300 pontos

Eletrônicos (M): Unidade = 500 pontos

Eletrônicos (G): Unidade = 1.000 pontos

Óleo: Litro = 500 pontos

Inservíveis: Unidade = 300 pontos

Inservíveis (M): Unidade = 600 pontos

Inservíveis (G): Unidade = 1.000 pontos

Verdes: M³ = 600 pontos

Construção civil: M³ = 1.000 pontos

Carregando